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Honda lança a “velha” Falcon
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Honda lança a “velha” Falcon

Fotos: Honda/Divulgação Marcelo FenerichInjeção eletrônica (identificada pela letra “i” no nome), catalisadores e detalhes vindos da XRE 300 são as... leia mais

28 de nov, 2012 · 4 minutos de leitura.

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 Honda lança a

Fotos: Honda/Divulgação

Marcelo Fenerich

Injeção eletrônica (identificada pela letra “i” no nome), catalisadores e detalhes vindos da XRE 300 são as principais novidades da NX 400 Falcon, que chega como parte da linha 2013 da Honda. Mesmo sem grandes mudanças – até a cor vermelha metálica remete ao modelo lançado em 1999 – a motocicleta ficou cerca de R$ 5mil mais cara que sua antecessora e tem preço sugerido de R$ 18.900.

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No visual, a impressão é a de que se trata da “velha” Falcon com mais equipamentos. As aletas laterais foram atualizadas e a carenagem do farol ganhou linhas angulosas. Na traseira, uma peça única, cor cinza, traz embutidos o bagageiro e as alças para a garupa. O painel é digital e os retrovisores estão menos “quadradões”.

Já o motor monocilíndrico de 397,2 cm3 com comando simples no cabeçote (OHC) está mais “redondinho”. Graças à injeção eletrônica de gasolina, o propulsor responde prontamente aos comandos e não “morre” quando se acelera seguidamente. Seu funcionamento está mais linear e suave e há mais força disponível em baixas rotações. Bem diferente da versão antiga, que só funcionava bem girando alto e sofria com a falta de torque em baixas rotações.


Mesmo com 2 cv a menos de potência e torque mais baixo – o propulsor gera, respectivamente, 298,7 cv e 3,27 mkgf, a NX400 Falcon oferece pilotagem agradável. Principalmente no uso urbano. O câmbio, de cinco marchas, não recebeu mudanças, assim como a transmissão final por corrente.

A velocidade máxima também não mudou. Durante a avaliação em pista fechada foi possível chegar a 150 km/h. Dá para rodar a 130 km/h (velocidade de cruzeiro), sem que as vibrações do motor incomodem o piloto e o garupa.

A ciclística é outro aspecto que não traz alterações. Até os pneus usados na versão antiga foram mantidos. São os conhecidos Pirelli MT 60 de uso misto, nas medidas 90/90 (dianteiro) e 120/90 (traseiro).


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