A Honda revelou no Salão de Xangai, na China, o primeiro de dez carros elétricos que a marca vai lançar na China até 2026. O SUV e:prototype parece uma versão atualizada do SUV e:concept exibido em 2020, no Salão de Pequim. Entretanto, desta vez o conceito parece pronto para ganhar produção. E suas linhas são claramente inspiradas no novo HR-V.
O primeiro SUV elétrico da Honda está previsto para estrear no mercado chinês daqui a um ano. Ou seja, no 2º trimestre de 2022. Nessa mesma época, a montadora vai lançar no Brasil a 2ª geração do HR-V, revelada em fevereiro no Japão. Pela primeira vez, o SUV compacto terá uma versão híbrida para encarar o Toyota Corolla Cross.
Aceleração dinâmica
Tal como fez a arquirrival Toyota com o SUV elétrico bZ4X, a Honda não deu detalhes técnicos sobre o seu protótipo. A marca limitou-se a dizer que o utilitário terá uma “aceleração dinâmica e ao mesmo tempo suave”. A marca também confirmou que o modelo terá a 3ª geração da plataforma Honda Connect de serviços online, com reconhecimento de voz.
Embora a Honda não tenha dito mais nada, é certo que o futuro SUV elétrico contará com os sistemas avançados de segurança ativa que a montadora oferece no pacote Sensing. Há assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego e frenagem automática de emergência, entre outros recursos.
Design apresenta novidades
Embora apresente linhas parecidas com as do novo HR-V, o SUV e:prototype tem alguns novos elementos de design que deverão aparecer em outros modelos elétricos da Honda. Os faróis, por exemplo, trazem barras de LED que se prolongam até quase o centro da grade, onde antigamente ficava “H” do símbolo da Honda. O escudo agora fica mais para baixo.
Nas laterais, os retrovisores estreitos ainda parecem conceituais, mas as maçanetas retráteis nas portas dianteiras tendem a continuar, afinal o recurso ajuda a reduzir o coeficiente de arrasto (Cx). Um detalhe curioso é que o conceito tem as colunas traseiras mais largas que as do novo HR-V. As maçanetas traseiras ficam “escondidas” ali, tal como no HR-V atual.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seA traseira é a parte mais parecida com o novo HR-V, especialmente por causa das lanternas. O conjunto ótico tem exatamente as mesmas formas, porém a iluminação de LEDs é ainda mais marcante, conferindo um toque futurista ao SUV elétrico. Por enquanto, a Honda não revelou imagens do interior, que deve ter painel mais futurista, assim como o Toyota bZ4X.