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Honda Motos que atuar em todos os segmentos
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Honda Motos que atuar em todos os segmentos

Durante a 11ª edição do Salão Duas Rodas, evento que ocorreu neste mês em São Paulo, o diretor comercial da Moto Honda da Amazônia, Roberto Yoshio Akiyama, falou sobre os últimos lançamentos e as expectativas da empresa para o País

17 de out, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 Honda Motos que atuar em todos os segmentos

MARCELO FENERICH

Durante a 11ª edição do Salão Duas Rodas, evento que ocorreu neste mês na cidade de São Paulo, o diretor comercial da Moto Honda da Amazônia, Roberto Yoshio Akiyama, falou com exclusividade ao JC sobre os últimos lançamentos e as expectativas da empresa para o País.

Por que, de um tempo para cá, a Honda investe mais em modelos de média e alta cilindrada, que são de nicho no Brasil?
Como a empresa já está bastante consolidada nos segmentos de baixa e média cilindradas, a Honda agora investimos nos modelos acima de 450 cm³.

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A CB 1000R foi lançada na Europa em 2008. Por que só agora ela está chegando ao País?
A Honda teria a opção de importar esse modelo, mas preferiu nacionalizá-lo. Com isso, foi necessário certo tempo para o desenvolvimento e produção da motocicleta em Manaus.

Seu baixo preço não pode ser um “tiro no pé” da Hornet, ou até da CBR 600F, mesmo que tenham públicos diferentes?
Não, pois são modelos que atingem públicos distintos com uma margem de preço similar.

A nacionalização de diversos modelos da Honda está diretamente ligada à oscilação do valor do dólar, uma vez muitas das marcas concorrentes não tem fábrica no País?
A nacionalização de modelos não esta diretamente ligada ao câmbio, mas à ampliação do investimento no País, geração de empregos e a possibilidade de oferecer motocicletas com preços competitivos.


Com o Moto Passeio Dream (passeio promovido para clientes de motos acima de 500 cm³) o cliente de modelos de baixa cilindrada pode se sentir “abandonado”, já que a empresa nunca organizou um evento desse porte para esse público?
Não, o Moto Passeio Dream é uma oportunidade todo o tipo de público participar.

Qual será a rival da CBR 250R? A CB 300 perderá espaço?
A CBR 250R é um modelo com características esportivas para usuários que procuram desempenho, enquanto que a CB 300R é para uso urbano. São modelos para públicos diferentes.

Atualmente, a Kawasaki é o principal “alvo” de vocês?
A Honda deseja atuar em todos os segmentos, visando atender diferentes públicos.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.