No fim de 2021, a Honda revelou o protótipo SUV RS na Indonésia. Como de costume, o conceito da marca japonesa surgiu com linhas próximas das formas finais de produção, mas com alguns toques futuristas, sobretudo nos faróis e lanternas. Ele antecipa o ZR-V, novo SUV compacto que substituirá o WR-V em 2023. Agora, surgem as primeiras projeções.
As imagens foram feitas por Theophilus Chin, do site malásio Paul Tan. Nelas, o novo SUV exibe conjuntos ópticos mais sóbrios e inspiração no novo Honda HR-V. Na dianteira, os faróis estreitos e inclinados na diagonal se conectam à grade com uma barra cromada. O visual é mais esportivo que o do WR-V, que saiu de linha neste início de ano no Brasil.
Atrás, o visual também lembra a nova geração do HR-V, com lanternas unidas em peça única e iluminada com LEDs. Elas ficam em posição elevada e realçam o estilo de SUV. Outra característica interessante – presente nas ilustrações – é a pintura bicolor, com o teto preto. Por ora, não há imagens ou projeções do interior, que permanece em segredo pela marca.
Adeus, WR-V
O fim da produção do Fit, com quem compartilhava componentes, decretou a despedida do WR-V. Assim, para voltar à disputa dos SUVs de entrada, a montadora japonesa vai investir em um novo utilitário compacto no Brasil. O projeto será feito para mercados emergentes. Entretanto, por ora, não há detalhes técnicos do inédito ZR-V.
O SUV pode usar a plataforma do novo City, assim como o motor 1.5 flex de até 126 cv e o câmbio CVT que simula 7 marchas. Dessa forma, tende a ser feito no País, na fábrica de Itirapina (SP). Aqui, o ZR-V vai concorrer diretamente com uma lista extensa de modelos, que tem o trio Chevrolet Tracker, Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, por exemplo.
“A Honda segue focada em oferecer produtos que melhor atendam ao consumidor brasileiro, com alta eficiência e repletos de tecnologias de conectividade e segurança. Em linha com esse compromisso, a marca tem a previsão de lançar, em 2023, outras novidades no país, entre modelos inéditos e renovações dos produtos atuais”, diz a montadora.
Compacto com tecnologias
Com a chegada da nova linha City, a Honda muda a estratégia e passa a oferecer carros nacionais com alto conteúdo tecnológico. Há assistentes avançados de condução semiautônoma, por exemplo. E a nova central multimídia de 8 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple Carplay. Além disso, logo o equipamento terá conexão com internet.
Tal como contamos aqui no Jornal do Carro, a marca japonesa vai lançar sua plataforma de serviços conectados com a nova geração do HR-V. O SUV chegará totalmente renovado entre agosto e setembro, e promete subir de nível para disputar vendas com modelos médios, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Isso caberá à versão Touring 1.5 turbo.