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Honda ZR-V terá motor 2.0 a gasolina mais fraco que o 1.5 turbo do HR-V
Segredos

Honda ZR-V terá motor 2.0 a gasolina mais fraco que o 1.5 turbo do HR-V

Produzido no México, Honda ZR-V estreia neste mês no Brasil como opção acima do HR-V e preço próximo de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross

Diogo de Oliveira

21 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Honda ZR-V 2024 lançamentos
Honda ZR-V está a caminho das concessionárias brasileiras e será opção acima do HR-V na linha de SUVs da marca
Crédito:Honda/Divulgação

A Honda começou a distribuir o novo SUV ZR-V em sua rede de concessionárias no Brasil. É o que mostra o flagra feito pelo jornalista João Anacleto (veja aqui). Com produção no México, o Honda ZR-V vem disputar vendas diretamente com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Os modelos lideram as vendas de SUVs médios no País. Dessa forma, ficará posicionado acima do HR-V, com preço que deverá ficar próximo de R$ 200 mil.



Honda ZR-V 2024
Honda/Divulgação

Honda ZR-V Touring é 2.0 a gasolina

Assim como o Corolla Cross (nas versões de entrada), o Honda ZR-V apostará em uma mecânica tradicional. O SUV mexicano virá com o motor 2.0 16V aspirado a gasolina e o câmbio automático do tipo CVT. É o que confirma o selo Conpet do Inmetro. No Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), o ZR-V Touring tem consumo médio de 10,2 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada. Assim, tem nota “A” para emissões e “C” no consumo geral e por categoria.

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O motor 2.0 16V aspirado gera 157 cv e 18,8 mkgf de torque. Ou seja, com este conjunto, também disponível nos Estados Unidos, o Honda ZR-V será menos potente que o HR-V Touring. Isso porque o SUV compacto feito em Itirapina (SP) vem com motor 1.5 turbo de injeção direta capaz de gerar 177 cv e 24,5 mkgf de torque. A propósito, nos EUA, o ZR-V se chama HR-V, já que o SUV menor não está à venda por lá.

Honda ZR-V 2024
Honda/Divulgação

Faixa de preço será desafio para o Honda ZR-V

Considerando o preço atual de R$ 195.800 do HR-V Touring, o Honda ZR-V tem uma dura missão pela frente. Afinal, essa faixa de R$ 200 mil está em plena ebulição com as quedas de preços de carros híbridos e elétricos. São muitos novos SUVs eletrificados nesta mesma faixa de preço. Por exemplo, além do Corolla Cross híbrido, que parte de R$ 202.690, o Haval H6, da GWM, tem tabela de R$ 209 mil na versão de entrada HEV, que é híbrida.


Para completar, a BYD baixou recentemente os preços do SUV elétrico Yuan Plus e do Song Plus, que é um híbrido plug-in, ou seja, recarregável em tomadas. Ambos os modelos têm o mesmo preço sugerido de R$ 229.800. Seja como for, o ZR-V contará com um “reforço”: por ser feito no México, virá ao Brasil com isenção de taxa de importação. E a Honda deve conseguir bom volume. O novo SUV estreia na próxima semana com unidades a pronta entrega.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.