Seguindo a onda de carros conectados em veículos mais populares, a Hyundai anunciou hoje (26) a chegada do Bluelink. A nova plataforma para carros conectados permite comandar remotamente o veículo via aplicativo e dispõe de algumas funcionalidades de segurança, bem como rastreamento do modelo. Caberá ao HB20 inaugurar o recurso.
Bastante parecido com as funcionalidades My Link, da Chevrolet, Fiat Connect Me, da Fiat e Adventure Intelligence, da Jeep, o Blue Link está disponível mediante assinatura. Por R$ 29,90 após os seis primeiros meses de uso, o motorista poderá aproveitar uma série de comodidades.
Controle do carro via aplicativo
Assim, destacam-se os controles remotos. Por meio do aplicativo Blue Link, disponível na Play Store e na Apple Store, o proprietário pode ligar o motor, ligar ou desligar o ar-condicionado, travar ou destravar as portas, acionar o pisca-alerta e a buzina. O aplicativo também fornece informações sobre o status do veículo e do motor, como o nível de combustível, por exemplo.
A conexão do celular com o SIM card 4G da Vivo instalado no carro permite apresentar ao proprietário seu estilo de condução. Por enquanto, a Hyundai não bonificará os bons motoristas, contudo, não negou que possa adotar tais atitudes no futuro.
Assistência em caso de emergência
Assim como as plataformas concorrentes, o BlueLink consegue acionar autoridades automaticamente em caso de colisão do veículo. Ou seja, quando o airbag é acionado.
Em um tentativa de roubo, a central da Hyundai consegue rastrear o modelo e até imobilizar o motor. Ele, portanto, desliga e fica impossibilitado de ligar novamente. Durante um tentativa de furto, o aplicativo notifica o proprietário que entrará em contato com a Central SOS Bluelink.
Notificações por estilo de condução
Um ponto controverso é a notificação por estilo de condução e por perímetro. Por meio do rastreamento, o recurso consegue avisar o assinante do Bluelink quando a pessoa que estiver com o veículo ultrapassar o limite de velocidade estipulado previamente pelo dono do HB20.
Além disso, ao entrar ou sair de um perímetro já estabelecido pelo assinante do Bluelink, o sistema o notificará. O mesmo rastreamento funciona para caso o veículo esteja rodando em um horário fora do “permitido” pelo proprietário.
Alerta de valet
Somado a essas funcionalidades, a Hyundai apresentou o “Modo Valet”. Com o propósito de privar informações da central multimídia a terceiros, o Bluelink permite criar uma senha para entrar na plataforma ou na central de infotainment.
Saúde do carro
Embora o sistema não faça atualizações pela nuvem, ele diagnostica e informa pela central multimídia quando há alguma falha no veículo.
Falta Wi-Fi a bordo
Durante a apresentação oficial, o novo CEO da Hyundai na América Latina, Ken Ramirez, afirma que o Bluelink busca “democratizar” a conectividade veicular. De certa forma, a marca reforça essa estratégia trazendo o HB20 como o primeiro da Hyundai a estrear o produto.
Todavia, por motivos de segurança ao motorista, a Hyundai afirma que não ele não dispõe de Wi-Fi nativo, deixando a funcionalidade para trás de alguns concorrentes. Cabe enfatizar que, uma vez que o proprietário deixe de assinar o Bluelink, ele não conseguirá utilizar nenhuma das funcionalidades.
Posso conectar em qualquer HB20?
Somente as linhas 2022 do HB20, HB20S e HB20X poderão receber a tecnologia. Desse modo, ela estará disponível com opcional para as versões Evolution e Vision 1.6 por R$ 1.400. Agora, para as versões Sport e Diamond, a plataforma virá de série.
Futuramente, a previsão é que todos os modelos da Hyundai HMB passem a adotar o recurso. Embora não confirmem, é muito provável que a nova geração do Creta traga a conectividade de série em algumas versões.