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Hyundai Creta foi o 4º mais vendido em São Paulo em 2018
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Hyundai Creta foi o 4º mais vendido em São Paulo em 2018

Levantamento do Detran de São Paulo mostra que o SUV Creta foi o quarto veículo mais vendido no Estado no ano passado, contra a 15ª colocação no País

Redação

23 de mar, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Crédito:O Hyundai Creta obteve desempenho de vendas proporcionalmente melhor em São Paulo. No Estado, o SUV compacto foi o quarto mais vendido. Foto: Hyundai/Divulgação

O Hyundai Creta foi o quarto automóvel mais vendido no Estado de São Paulo em 2018. O levantamento feito pelo Detran de São Paulo revela que em território paulista o SUV compacto produzido em Piracicaba (SP) obteve desempenho bem melhor do que a 15ª colocação obtida no País.

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Em São Paulo, foram emplacadas 22.028 unidades do Creta, quase a metade das 48.976 unidades vendidas no País inteiro.

Além do Creta, os dados compilados pelo Detran paulista revelam outras curiosidades. É o caso, por exemplo, de outro SUV compacto, o Nissan Kicks. Embora tenha sido o 17º veículo mais vendido do Brasil no ano passado, em São Paulo ele aparece na 6ª posição. Como no caso do concorrente da Hyundai, o Kicks registrou em São Paulo quase a metade de suas vendas nacionais: foram 20.159 unidades no Estado, contra 46.812 no País.

São Paulo é o Estado dos SUVs

Creta e Kicks não são casos isolados. Jeep Renegade (7º em São Paulo; 18º no País) e Honda HR-V (9º no Estado; 16º no País) também têm desempenho de vendas proporcionalmente bem melhor em São Paulo do que no País.


Entre os dez mais vendidos em São Paulo, o único veículo que obteve posição nacional melhor do que no Estado foi o Renault Kwid. O modelo subcompacto da Renault obteve a oitava colocação em São Paulo, mas foi o 7º no Brasil.

Por outro lado, as três primeiras posições são as mesmas no Estado e no Brasil. Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka foram os mais vendidos (nessa ordem). Da mesma forma, o Jeep Compass garantiu a 10ª colocação tanto no País como em São Paulo.


Emplacamentos no Estado de São Paulo em 2018

1º – Chevrolet Onix: 53.910
2º – Hyundai HB20: 44.758
3º – Ford Ka: 22.191
4º – Hyundai Creta: 22.028
5º – Volkswagen Polo: 20.425
6º – Nissan Kicks: 20.159
7º – Jeep Renegade: 19.875
8º – Renault Kwid: 18.187
9º – Honda HR-V: 17.731
10º – Jeep Compass: 17.686

Fonte: Detran.SP

Emplacamentos no País em 2018

1º – Chevrolet Onix: 210.458
2º _ Hyundai HB20: 105.506
3º – Ford Ka: 103.286
4º – Volkswagen Gol: 77.612
5º – Chevrolet Prisma: 71.735
6º – Volkswagen Polo: 69.584
7º – Renault Kwid: 67.320
8º – Fiat Strada: 67.227
9º – Fiat Argo: 63.011
10º – Jeep Compass: 60.284


Fonte: Fenabrave

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.