Hyundai HB20
Diogo de Oliveira/Estadão

Hyundai HB20 refaz teste de colisão e ganha pontuação apenas mediana

Em novo teste de impacto do Latin NCAP, atual Hyundai HB20 recebe três estrelas, apesar de ter melhorado com adoção de seis airbags de série

Por Ana Carolina Bilatto 09 de set, 2023 · 5m de leitura.

O Latin NCAP testou novamente o Hyundai HB20. Mas, desta vez, a pontuação dada alcançou três estrelas dentre as cinco máximas, mesmo na versão com seis airbags. O órgão independente que realiza os testes de colisão dos veículos à venda na América Latina afirmou que houve uma melhoria no modelo da marca sul-coreana. Isso porque, na linha 2020 com apenas os dois airbags frontais, o HB20 ficou sem estrelas. Por outro lado, agora com seis airbags e controle de estabilidade de série, a segurança do terceiro carro mais vendido do Brasil subiu de patamar.

Nos impactos realizados pelo Latin NCAP, o Hyundai HB20 com seis airbags e ESC obteve 68,30% de proteção para ocupantes adultos. Além disso, apresentou 74,85% de proteção para ocupantes infantis e 34,32% de proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada. Por fim, o hatch alcançou 65,12% de proteção em assistência à segurança.

Hyundai Nuevo HB20 + 6 Airbags

Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, afirmou que a decisão da Hyundai de equipar o HB20 com seis airbags de série e ESC é muito positiva. E reflete os resultados igualmente positivos. Mas Furas também sugeriu que o novo HB20 pode obter uma classificação mais alta de cinco estrelas. E recomendou que a Hyundai busque essa meta.

“Esperamos que os fabricantes que ainda não seguiram o exemplo da Hyundai vejam este resultado como um modelo a seguir. Eles devem oferecer equipamentos essenciais de série, como seis airbags, ESC e proteção para pedestres. Bem como buscar uma classificação de cinco estrelas. Afinal, nosso objetivo é tornar a segurança dos veículos acessível a todos os consumidores, sem custos adicionais, como nos mercados desenvolvidos”, pontua Furas.

Seis testes, seis airbags e 3 estrelas

O atual HB20 passou por vários testes. Entre eles, impactos frontal, lateral e contra poste, chicote cervical, proteção de pedestres e o famoso teste do alce, que põe à prova o controle dinâmico. As versões mais completas incluem recursos como frenagem autônoma de emergência, detecção de ponto cego e assistente de permanência em faixa, o que conta pontos.


Mas a principal preocupação com o HB20 concentrou-se no impacto frontal, onde a proteção para o peito do motorista foi insuficiente no teste anterior, enquanto a do passageiro foi adequada. Além disso, a proteção dos joelhos foi considerada insuficiente, e houve instabilidade na estrutura e na área dos pés. No teste de impacto lateral, houve boa proteção para a cabeça, abdômen e pélvis, mas a proteção para o peito foi apenas satisfatória.

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