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VW Polo Track recebe três estrelas de segurança do Latin NCAP
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VW Polo Track recebe três estrelas de segurança do Latin NCAP

Latin NCAP divulgou resultados dos testes de colisão do Volkswagen Polo Track, que repetiu as três estrelas alcançadas pelas demais configurações do hatch

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

22 de ago, 2023 · 8 minutos de leitura.

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Latin NCAP
Polo Track recebeu três estrelas no Latin NCap e repetiu o feito das demais versões de acabamento
Crédito:Latin NCAP/Divulgação

Há exatos 8 meses, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) realizou bateria de testes com o Volkswagen Polo, o que rendeu três estrelas ao hatch. Agora, para fins de testes de auditoria, o órgão avaliou a versão de entrada Track do modelo. O objetivo, a princípio, consiste em confirmar se ambos os modelos têm o mesmo desempenho. A resposta foi positiva, afinal, a configuração mais barata permanece com o mesmo nível de segurança constatado nos exames realizados anteriormente.



O Volkswagen Polo Track é, a princípio, produzido em uma fábrica diferente das demais configurações – respectivamente, Taubaté e São Bernardo do Campo, ambas em São Paulo. Desse modo, o Latin NCAP sugeriu repetir o ensaio. Portanto, o Polo Track passou por testes de impacto frontal, impacto lateral de poste, controle eletrônico de estabilidade, teste do alce e proteção de pedestres. Os resultados, contudo, se equipararam aos do Novo Polo testado em 2022, considerando as tolerâncias permitidas.

Latin NCAP
Polo Track (Latin NCAP/Divulgação)

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De acordo com o órgão, a única diferença encontrada foi uma atualização na cor do peito no teste de impacto lateral de poste – alterada de amarelo para laranja. Assim, oferece proteção marginal. Veja o vídeo:

Latin NCAP/Reprodução

O Polo Track, em síntese, por ter apenas quatro airbags, coloca em xeque a proteção para crianças. Desse modo, registrou 73% na proteção para adultos e 71% para crianças. Em relação aos sistemas de segurança, contudo, levou 58%. Veja, abaixo, a íntegra do relatório do Latin NCAP:


Ocupante adulto (73%):

Impacto frontal: a proteção oferecida à cabeça, pescoço e tórax do motorista e do passageiro foi boa. Os joelhos do motorista e do passageiro receberam proteção boa. As canelas do motorista receberam proteção adequada e boa e do passageiro apresentaram proteção boa. A área dos pés foi considerada estável e simétrica no lado do passageiro e do motorista. A estrutura foi considerada estável sendo capaz de suportar maiores cargas.

Impacto lateral: cabeça, abdômen, pélvis receberam boa proteção, e o tórax recebeu proteção adequada.

Impacto lateral de poste: a cabeça e pelve receberam boa proteção, o tórax recebeu proteção marginal e o abdômen proteção adequada.


Whiplash: mostrou boa proteção para o pescoço. UN R32: o veículo atende aos requisitos estruturais de impacto traseiro. AEB City: O veículo nem oferece o AEB City como opcional. Folha de resgate: o conteúdo da folha de resgate está de acordo com os requisitos do Latin NCAP.

Passageiro criança (71%):

O dummy de três anos, em síntese, foi instalado voltado para trás usando ancoragens Iofix e pé de apoio; sendo capaz de evitar a exposição da cabeça e durante o impacto frontal a proteção foi boa. O dummy de um ano e meio, todavia, ficou voltado para trás usando ancoragens Isofix e pé de apoio, sendo capaz de evitar a exposição da cabeça e durante o impacto frontal a proteção foi total.

Impacto lateral: ambos os CRS, a princípio, ofereciam proteção total. Alguns dos SRIs avaliados para a instalação não passaram. O carro tem ancoragens Isofix padrão e as instruções estão de acordo com os requisitos do Latin NCAP e I-size. O veículo, ademais, oferece cintos de 3 pontos em todas as posições. A sinalização de advertência do airbag quando um SRI é instalado no banco dianteiro está, portanto, em conformidade com os requisitos do Latin NCAP. O veículo tem desativação manual do airbag do passageiro.


Pedestres e usuários vulneráveis na via (51%):

O veículo está em conformidade com o regulamento UN127 de proteção de pedestres. O veículo apresentou níveis de proteção marginais e boa na maioria das áreas. A parte superior da perna teve, todavia, proteção marginal; e boa proteção para a parte inferior da perna. AEB – Usuários vulneráveis de estradas: Não disponível.

Sistemas de assistência à segurança (58%):

Aviso de Cinto de Segurança (SBR): o veículo oferece Aviso de Cinto de Segurança em todos os assentos. ESC: o veículo oferece ESC padrão. A velocidade máxima do teste de alce foi de 95km/h para o cenário ADAC e 70 km/h para o cenário de teste do consumidor. Limitador de velocidade (SAS): o veículo não oferece um limitador de velocidade. Detecção de ponto cego (BSD): o veículo não oferece BSD. Sistema de Suporte de Pistas (LSS) e Detecção de Borda de Estrada (RED): o veículo não tem essas tecnologias. AEB Interurbano: o veículo, por fim, não proporciona AEB Interurbano.

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