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Hyundai lança nova versão do Creta
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Hyundai lança nova versão do Creta

Variante Sport é nova 2.0 de entrada com preços em torno dos R$ 95 mil; unidades chegam às lojas em novembro

Redação

21 de set, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Hyundai Creta Sport 2.0 - Foto: Hyundai
Crédito:

A Hyundai vai começar a vender uma nova versão do Creta, a Sport. Posicionada entre a Pulse Plus 1.6 e a Prestige 2.0, de topo, a novidade passa a ser a versão de entrada com motor 2.0. O preço ainda não foi revelado pela montadora e as primeiras unidades chegam às lojas em novembro.

Como o nome sugere, o utilitário ganhou decoração esportiva no exterior, com retrovisores pintados de preto, rodas de 17 polegadas e um spoiler sobre o vidro traseiro. Por dentro, os bancos são revestidos de tecido e couro preto. A cor escura reveste todo o interior.

Bem equipado de série, o Creta Sport tem itens como ar-condicionado automático, trio elétrico, câmera de ré e sensor crepuscular. A central multimídia com tela de sete polegadas e compatibilidade com Android Auto e CarPlay também é de série. O controle de estabilidade ESP também é de série (com assistente de partida em rampa), no entanto, o modelo tem apenas air bags frontais.

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O motor é o conhecido 2.0 de 166 cv e 20,5 mkgf, acoplado sempre ao câmbio automático de seis marchas. O propulsor mais forte até então equipava apenas a versão de topo Prestige.

 

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.