Como parte da estratégia para alavancar suas vendas no mercado chinês, a Volkswagen lançará o SUV elétrico ID.UNYX por meio da joint venture com a Anhui. Tal como o JC mostrou, a fabricante alemã apresentou a submarca de carros elétricos ID.UX no Salão de Pequim com objetivo de retomar a liderança das vendas na China. Desta forma, o ID.UNYX chega como o primeiro dos cinco lançamentos elétricos que a VW pretende estrear no mercado até 2027.
Por lá, o novo SUV deve estrear ainda este mês com duas configurações. A primeira, com motor traseiro de 228 cv e a segunda com dois motores elétricos que associados geram 335 cv. Já o alcance pode chegar até a 621 km ou 565 km, respectivamente. Aliás, o modelo lembra bastante o Volkswagen Nivus.
Nas dimensões, o SUV traz 4,66 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,61 m de altura. Além disso, a distância de entre-eixos é de 2,76 m, o que deve garantir um espaço confortável no banco traseiro. No visual, o SUV traz elementos dourados, incluindo o logotipo da VW. Enquanto isso, na parte dianteira, uma faixa de luz conecta os faróis de LED.
Volkswagen e as estratégias para vender na China
Para voltar a vender bem no mercado chinês, em 2017 a VW se uniu à Anhui para criar sua terceira joint venture. A JAC também compartilhava de 50% das ações, contudo, em 2020, a participação aumentou para 75% após a VW ter adquirido parte da JAC. Aliás, no ano passado, a VW colocou em produção o cupê elétrico Cupra Tavascan.
Outra estratégia da Volkswagen é a parceria com a chinesa XPeng. Além de criar novos veículos elétricos, o acordo também renderá uma nova plataforma para produção destes carros. Desta forma, espera-se que os custos reduzam em até 40% em comparação aos veículos feitos sob a plataforma MEB. Por isso, dois novos modelos de classe intermediária estão previstos para 2026.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!