Você está lendo...
Novos elétricos da Volkswagen vão recarregar bateria em 12 minutos
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Novos elétricos da Volkswagen vão recarregar bateria em 12 minutos

Nova plataforma SSP será responsável por baixar custo de produção, ser modular entre vários veículos e permitir carregamento ultra-rápido

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

24 de jun, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

ID.7 Tourer
Plataforma SSP permitira carregamento ultra-rápido
Crédito:(Volkswagen/divulgação)

A Volkswagen aumentará o ritmo em sua eletrificação e planeja acelerar o processo de transição. O CEO do grupo VW, Oliver Blume, afirmou que a marca segue com o compromisso de lançar uma plataforma nova, voltada para elétricos, chamada SSP (Scalable Systems Platform). A diferença está no prazo: será em 2026, e não entre 2028 e 2029, por exemplo.

Em uma reunião com investidores realizada essa semana, o CEO afirmou que a nova plataforma suportará uma grande variedade de veículos elétricos, que vai desde modelos mais simples até esportivos com mais de 1700 cv. Até então, a plataforma tinha suporte para até 1100 cv, por exemplo.



A nova plataforma SSP tem por objetivo escalar e baixar os custos de produção dos elétricos do Grupo VW. A nova arquitetura servirá a 40 milhões de veículos da marca, o que ajudará a reduzir consideravelmente os custos de produção, por exemplo. Blume afirmou que a “maioria” dos modelos atingirá a paridade de margem de lucro com modelos a combustão, algo que apenas “alguns” da atual plataforma MEB conseguem.

Publicidade


Blume explicou que a plataforma em si equivale a até 75% do custo de produção de um carro movido a baterias, algo que em comparação a um veículo a combustão, se equivale a até 10%, por exemplo. Outro componente em comum entre os elétricos construídos sob a SSP será a célula de bateria “unificada”, que a marca produzirá em fábricas próprias.

Nova plataforma SSP da Volkswagen permite 80% de carga em 12 minutos

Volkswagen ID.7 (Volkswagen/Divulgação)

O grande destaque da SSP será o carregamento rápido da bateria. Graças a arquitetura elétrica de alto desempenho, a carga pode ir de 10% a 80% em apenas 12 minutos. O que é mais rápido do que os 35 minutos da plataforma MEB, por exemplo. A nova arquitetura, junto do novo sistema operacional, também permitirá direção autônoma nível quatro.


As tarefas relacionadas ao desenvolvimento serão subdivididas nas marcas do Grupo VW. A Volkswagen atuará na construção de componentes elétricos para veículos urbanos, a serem utilizados pelas marcas Cupra, Skoda e Audi, por exemplo. Os componentes para modelos médios terão seu desenvolvimento pela Audi, enquanto a Porsche fará partes para seus próprios elétricos, bem como para Audi, Bentley e Lamborghini.

Seja como for, a arquitetura SSP permitirá o barateamento da produção em até 30% em relação a MEB. Entretanto, enquanto a novidade não chega, a VW prepara a plataforma MEB+ para 2025, que trará a redução no tempo de carregamento, e a PPE, voltada para veículos premium, como Porsche e Audi. As informações vem do portal Autocar.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
MERCEDES-BENZ ACTROS 2045: COMO É O CAMINHÃO SUBSTITUTO DO AXOR

Deixe sua opinião