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IPVA vence hoje para placa final 2
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IPVA vence hoje para placa final 2

Prazo é para pagamento em cota única, com o desconto de 3%

14 de jan, 2014 · 3 minutos de leitura.

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 IPVA vence hoje para placa final 2
O dia 24 de janeiro é o prazo final para o pagamento em cota única com desconto

Nesta terça-feira (14), vence o prazo para que os proprietários de veículos com placa com final 2, registrados na capital, paguem o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) com o desconto de 3%, em cota única. Até o fim desta semana, donos de veículos com placas com final 3, 4 e 5 que queiram pagar a taxa com o abatimento, devem quitar o imposto nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, respectivamente. O dia 24 de janeiro é o prazo final para o pagamento em cota única com desconto.

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De acordo com o administrador de investimentos Fábio Colombo, o abatimento pode parecer pequeno, mas é a opção mais vantajosa. “Não há aplicações financeiras que rendam 3% ao mês. Se a pessoa tiver dinheiro disponível na poupança, por exemplo, que tem juros de 0,60% ao mês, compensa pagar o IPVA de uma vez”, explica. Na média, o IPVA ficou 5,16% menor que o de 2013.

Para débitos atrasados, haverá um acréscimo de 0,33% ao dia, até o limite de 20%. Sobre esse valor, recairão juros de 1% ao mês. Pelo telefone 0800-170110 é possível tirar dúvidas e saber o valor do IPVA do veículo.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.