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Jaguar F-Pace Prestige mescla requinte e tecnologia
Avaliação

Jaguar F-Pace Prestige mescla requinte e tecnologia

Opção de entrada do Jaguar F-Pace, batizada de Prestige, traz ótimo recheio de série e motor 2.0 turbodiesel de 180 cv, por R$ 309.300

17 de ago, 2016 · 8 minutos de leitura.

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 Jaguar F-Pace Prestige mescla requinte e tecnologia
Opção de entrada, Prestige, traz acabamento caprichado e motor 2.0 turbodiesel de 180 cv

Até recentemente, a maioria dos brasileiros relacionava motores a diesel a veículos voltados ao trabalho pesado, como picapes. Isso começou a mudar com a vinda dos utilitários-esportivos de luxo e alcançará seu ápice em setembro, com o F-Pace, primeiro jipão da Jaguar, cuja versão de entrada, Prestige, tabelada a R$ 309.300, estreará no País a linha de motores Ingenium.

Com 180 cv de potência e 43,8 mkgf de torque a partir de 1.750 rpm, esse moderno 2.0 turbodiesel pode acelerar o modelo britânico de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos. Como comparação, a versão V6 S, de topo, que conta com 380 cv, cumpre a mesma tarefa em 5,5 segundos. Para todas a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.

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Na opção “mais simples”, esqueça qualquer resquício daquele “clac, clac” comum aos antigos propulsores a diesel, que remete ao ruído de válvulas batendo. Morosidade nas arrancadas e retomadas de aceleração também não existem nesse Jaguar, que pula para frente em resposta à mais leve pressão sobre o acelerador.

Como compartilha a base com os sedãs XF e XE, o F-Pace é o modelo da Jaguar com o maior número de componentes feitos de alumínio. O metal está na suspensão, motor e capô, além de em 80% da carroceria, que representa apenas 300 kg da pouco mais de 1,8 tonelada de peso total do modelo. Cada lateral do utilitário, por exemplo, é uma única peça e tem apenas 6 kg.

Com perfeita distribuição de peso (50% em cada eixo), o utilitário-esportivo é 11 cm mais comprido que um Toyota Corolla, por exemplo. E seu coeficiente aerodinâmico é de mero 0,34 – o mesmo do esportivo F-Type.


Trocando em miúdos, a carroceria do F-Pace oferece baixa resistência ao ar. Isso o torna bastante eficiente, o que se traduz em baixo consumo de combustível.

No visual, a semelhança da dianteira com a do sedã XF é notória. As lanternas traseiras são claramente inspiradas nas do F-Type, que, por sua vez, lembram as do Evoque, da Range Rover. Na cabine, os botões de acionamento dos vidros elétricos e o seletor de marchas são os mesmos de alguns Land Rover.

Se por um lado isso permitiu reduzir os custos de produção e acelerar o desenvolvimento, por outro roubou um pouco da personalidade do F-Pace. Os que conhecem outros Jaguar ou mesmo modelos da Land Rover certamente notarão as semelhanças. Nessa faixa de preço, a exclusividade é fundamental.


Tecnologia embarcada se destaca.O acabamento do F-Pace é muito bom. Há forração de couro e ajustes elétricos para o volante (que traz borboletas para trocas manuais de marcha) e bancos dianteiros. O traseiro, por sua vez, é dividido em três partes e 10 mm mais alto que os da frente, de modo a proporcionar boa visibilidade aos passageiros. Os encostos podem ser reclinados eletricamente.

Atrás, apenas dois viajam com conforto por causa do console no nível do assoalho, em que ficam as saídas de ar-condicionado. Para aumentar a sensação de amplitude, há teto de vidro entre os opcionais.

O F-Pace tem três tomadas elétricas e quatro entradas USB. Seu painel é virtual e configurável e a tela de 12,3 polegadas sensível ao toque do sistema de entretenimento é totalmente responsiva e no para-brisa há head up display.


Dá para ativar as funções do dispositivo navegando pelas telas e ampliar ou reduzir as imagens projetadas com movimentos dos dedos, como em smartphones. É possível também configurar as respostas de motor, câmbio, direção e suspensão individualmente – basta acessar o modo Dynamic na tela.

Entre os opcionais está o som da Meridian com 17 alto-falantes e 825W de potência. O navegador GPS permite acessar imagens de 360° do local de destino, calcular se há combustível suficiente para chegar e compartilhar informações sobre o trajeto, além de enviar mensagens de texto para contatos preestabelecidos avisando sobre a previsão de chegada.

Por meio de serviço 3G, a central multimídia se transforma em uma espécie de roteador móvel no qual podem ser conectados até oito dispositivos, como celulares, tablets e notebooks, ao mesmo tempo. A conexão pode ser feita por wi fi e entradas HDMI, MHL e USB3.


Também é possível checar informações do carro, como nível de combustível no tanque e plano de manutenção por meio do smartphone ou smartwatch. O relógio inteligente pode ser usado para destravar as portas.

Pena que nem todas essas soluções estarão disponíveis no F-Pace oferecido no Brasil.

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