A Jaguar está em busca de profundas mudanças no posicionamento da marca e em seus produtos. De acordo com Gerry McGovern, chefe de design da JLR, e o novo CEO, Adrian Mardell, a marca quer livrar a sua atual “mediocridade” e criar um valor patrimonial. Sendo assim, a marca irá buscar inovação em novos carros, uma reestruturação que inclui o enxugamento no número de modelos e se reposicionar no mercado mirando os segmentos de alto luxo.
Reposicionamento da Jaguar
Antes de mais nada, durante uma reunião realizada em Gaydon (ING), o CEO e o designer da JLR disseram que o estado atual da marca é referente as decisões anteriores, que prejudicaram a marca. Isso porque, havia uma tentativa de criar uma BMW britânica. De forma com que atraia um número maior de compradores de carros de luxo, mas não houve sucesso.
Além disso, os dois lembram como a Jaguar teve sucesso na década de 90, principalmente na América do Norte. Quando seus carros eram mais caros e visavam um grupo demográfico mais rico do que a marca vem perseguindo nos últimos 20. Ou seja, eles buscam enfrentar marcas de luxo como Bentley e Porsche ao invés de, Audi e Mercedes-Benz, por exemplo. E também, que a América do Norte será um mercado chave para o ressurgimento da marca.
Todavia, a Jaguar buscou ampliar seus produtos anos últimos anos, com três modelos sedãs, (XE, XF e XJ), três SUVs (E-Pace, F-Pace e I-Pace) e um esportivo (F-Type). Em abril deste ano, McGovern disse que os próximos modelos da Jaguar serão inspirados em carros icônicos da marca, como o E-Type, com uma pegada mais esportiva. “Eles vão chocar muita gente”.
Seja como for, o designer disse que “pode ter certeza que não vamos nos preocupar em agradar a todos, até porque essa seria a sentença de morte para a marca. Foi isso que colocou a Jaguar na situação na qual se encontra hoje”.
Concessionárias com conceito de “boutique”
A Jaguar busca adotar um modelo de negócio completamente diferente do atual. No entanto, a marca não revelou mais detalhes sobre. Até o momento, sabe-se que os produtos da Jaguar não estarão disponíveis em todas as concessionárias da JLR.
Entretanto, isso também foi o motivo para esvaziar o valor de marca da Jaguar. Porém, como dito anteriormente a marca, que é uma das empresas dentro do conglomerado indiano Tata Motors, quer se reinventar.
Resumidamente, a Jaguar quer construir uma nova rede de lojas seguindo o conceito “boutiques“. Ou seja, não será possível encontrar esses novos elétricos em todas as concessionárias da JLR. Além disso, a marca está desenvolvendo uma plataforma que chamará JEA (Jaguar Electric Architecture) que servirá de base para os três primeiros elétricos da marca nesta nova fase.
Entre eles, o primeiro será um GT de quatro portas com uma autonomia de 700 km. Com um preço inicial estimado de quase US$ 130.000, cerca de R$ 617 mil na conversão direta. E que estará disponível em 2025. Fora isso, a marca ainda promete que o novo elétrico será mais potente do que qualquer outro modelo a combustão no histórico da empresa. O novo modelo será fabricado em Solihull, em West Midlands, no Reino Unido.
Por fim, até o fim deste ano será a Jaguar irá divulgar mais detalhes sobre o novo lançamento que virá em 2024, em mercados selecionados. No entanto, as entregas aos clientes irá ocorrer somente em 2025.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!