Rafaela Borges
As japonesas querem ganhar mercado no Brasil na próxima década e, para isso, planejam investimentos no disputado segmento de compactos. Depois de Nissan e Toyota, que já têm modelos pequenos confirmados para o País, chegou a vez da Honda, que quer produzir o Brio aqui. O hatch mundial foi apresentado em novembro, durante o Salão da Tailândia.
Mas a fabricante só o fará aqui se conseguir posicioná-lo na faixa do Volkswagen Gol G5, por exemplo. Por isso, a produção só seria viável se o Brio tivesse, no cenário atual, tabela entre R$ 30 mil e R$ 40 mil.
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Mas tanto a fábrica de Sumaré (SP) quanto a de Campana, na Argentina, que será inaugurada no primeiro semestre do ano que vem, não têm capacidade para fazer um carro de alto volume. Assim, a Honda teria de construir outra unidade em território brasileiro.
Se for nacional, o Brio não chegará às lojas antes de 2014. Já a Toyota, principal rival da Honda, começa a vender o Etios no País em 2012. O compacto será feito na fábrica que a empresa está construindo em Sorocaba, no interior de São Paulo.
Enquanto esses carros não chegam, a Honda lançará a nova geração do Civic no País no segundo semestre do próximo ano. Entre as novidades, seu porta-malas ficará maior que o do modelo atual.
A Nissan, por sua vez, acaba de apresentar o Sunny, sedã compacto feito sobre a plataforma do March. O carro começa a ser vendido na China em janeiro.
Como se trata de um veículo mundial destinado a 170 países – mesmo número de mercados em que o March atuará -, é quase certo que ele também será feito no México – e vendido no Brasil. No mês passado, um executivo da Nissan confirmou essa possibilidade.
A chegada do mexicano March ao País está programada para o ano que vem. Aqui ele brigará com o Gol G5, Etios e, se a produção for confirmada, Brio.