Você está lendo...
Japonesas terão compactos no País
Mercado

Japonesas terão compactos no País

Para ganhar participação no mercado brasileiro, Nissan trará o March do México e, possivelmente, o sedã Sunny. Já a Honda deverá construir nova fábrica aqui para produzir o hatch mundial Brio. Etios, da Toyota, chega em 2012

22 de dez, 2010 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Japonesas terão compactos no País

Se for feito aqui, Brio não vem antes de 2014 (Foto: Honda/Divulgação)

Rafaela Borges

As japonesas querem ganhar mercado no Brasil na próxima década e, para isso, planejam investimentos no disputado segmento de compactos. Depois de Nissan e Toyota, que já têm modelos pequenos confirmados para o País, chegou a vez da Honda, que quer produzir o Brio aqui. O hatch mundial foi apresentado em novembro, durante o Salão da Tailândia.

Mas a fabricante só o fará aqui se conseguir posicioná-lo na faixa do Volkswagen Gol G5, por exemplo. Por isso, a produção só seria viável se o Brio tivesse, no cenário atual, tabela entre R$ 30 mil e R$ 40 mil.

Publicidade


Mas tanto a fábrica de Sumaré (SP) quanto a de Campana, na Argentina, que será inaugurada no primeiro semestre do ano que vem, não têm capacidade para fazer um carro de alto volume. Assim, a Honda teria de construir outra unidade em território brasileiro.

Se for nacional, o Brio não chegará às lojas antes de 2014. Já a Toyota, principal rival da Honda, começa a vender o Etios no País em 2012. O compacto será feito na fábrica que a empresa está construindo em Sorocaba, no interior de São Paulo.

Enquanto esses carros não chegam, a Honda lançará a nova geração do Civic no País no segundo semestre do próximo ano. Entre as novidades, seu porta-malas ficará maior que o do modelo atual.


A Nissan, por sua vez, acaba de apresentar o Sunny, sedã compacto feito sobre a plataforma do March. O carro começa a ser vendido na China em janeiro.

Feito sobre a base do March, Sunny é possibilidade para o País (Foto: Nissan/Divulgação)

Como se trata de um veículo mundial destinado a 170 países – mesmo número de mercados em que o March atuará -, é quase certo que ele também será feito no México – e vendido no Brasil. No mês passado, um executivo da Nissan confirmou essa possibilidade.

A chegada do mexicano March ao País está programada para o ano que vem. Aqui ele brigará com o Gol G5, Etios e, se a produção for confirmada, Brio.


Deixe sua opinião