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Kia promove nova reestilização no Soul
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Kia promove nova reestilização no Soul

Reestilização no modelo estreia em país sede da marca e pode chegar a outros mercados onde carro é vendido

22 de ago, 2016 · 2 minutos de leitura.

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 Kia promove nova reestilização no Soul
Kia Soul reestilizado na Coreia do Sul

A Kia fez uma nova reestilização na segunda geração do Soul para a Coreia do Sul. O modelo foi mostrado por lá com mudanças em faróis, grade e parachoque frontal, que passaram por uma discreta reformulação. Atrás, a disposição das luzes de LED dentro das lanternas é nova.

Por fora ainda há novas rodas de 18 polegadas. A cabine mudou menos ainda, com novas tonalidades para o couro dos bancos e alterações na oferta de equipamentos ao longo das versões. Há itens como central multimídia, controle de cruzeiro adaptativo e sensores de obstáculos e ponto cego.

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Sob o capô, o Soul deve receber nos Estados Unidos um 1.6 turbo de 204 cv, o mesmo que equipa o Cerato e o Veloster por lá. No Brasil, o modelo, que foi bastante popular na primeira geração, tem vendas tímidas graças ao elevado preço, de R$ 90.990.


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Jornal do Carro
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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.