A crise dos semicondutores já vem há algum tempo bagunçando o calendário de lançamentos das montadoras no Brasil e no mundo. Mas, com certo equilíbrio na cadeia de peças, o mercado vem dando sinais de retomada. Assim, as fabricantes começam a cravar as datas de alguns lançamentos. E, desse modo, o mês de setembro promete.
Um dos principais é o novo C3. Após um hiato de quase dois anos e diversos adiamentos por parte da Citroën, o hatch finalmente está de volta, mas agora com visual de SUV. Lançado no fim de agosto, o compacto terá as primeiras entregas a partir deste mês.
Esperado para março, o novo C3 só agora está a caminho das lojas. Com preços entre R$ 68.990 e R$ 97.990, o hatch da marca francesa virou um popular ao estilo do antigo Fiat Uno. Vale lembrar que a Stellantis uniu a francesa e a italiana num só grupo. Com visual totalmente novo, o compacto abandonou o estilo clássico para entrar na moda dos SUVs. Por isso, conta com caixas de rodas proeminentes, rack de teto e tem carroceria coberta com plástico preto.
O novo Citroën C3 fabricado em Porto Real (RJ) tem opções de motor 1.0 Firefly de três cilindros e seis válvulas – da Fiat – nas versões de entrada (Live 1.0, Live Pack 1.0, Feel 1.0 e First Edition 1.0). Ele gera 75 cv de potência máxima e 10,7 mkgf de torque a 3.250 rpm com etanol no tanque. O câmbio é sempre manual de 5 marchas.
Versão 1.6 automática
Nas configurações de topo (Feel, Feel Pack e First Edition), o novo C3 vem com o motor 1.6 flex de quatro cilindros e 16 válvulas, de origem PSA. Com ele, o hatch tem desempenho mais forte e alcança 113 cv e 15,4 mkgf a 4.250 rpm com gasolina, e 120 cv e 15,6 mkgf com etanol. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades.
A lista de série vêm, desde a versão de entrada, com controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica e rodas de 15″ com calotas. Há comando elétrico para vidros dianteiros e travas. O único porém são os dois airbags frontais, pouco para um super lançamento.
Fiat Fastback
Quando o Fiat Pulse estreou, em outubro de 2021, prometia causar frisson no mercado. Afinal, apesar do tamanho de hatch, tem visual e características de SUV, assim como opção de motor turbo flex. Mas, o utilitário ainda não despontou nas vendas. Hoje, custa entre R$ 95.590 e R$ 127.390.
Agora, a Fiat tem outra aposta: o Fastback. Para duelar com outros SUVs compactos, como Chevrolet Tracker, Nissan Kicks e Hyundai Creta, por exemplo, a Fiat promete inovar no estilo e, pela primeira vez, disponibilizará um SUV-cupê no portfólio. Assim, o Volkswagen Nivus também fica no radar de adversários – ao menos em proposta.
O novo SUV feito em Betim (MG) será lançado no dia 14 de setembro. Por ora, o que se pode adiantar é que terá a mesma base modular MLA do Pulse, bem como o desenho frontal (no caso, do Pulse Abarth) e cabine. Entretanto, o Fastback terá mais recursos, como freio de estacionamento eletrônico, por exemplo. O porta-malas será seu trunfo, com 590 litros.
Na mecânica, terá apenas motores turbo flex. As versões de entrada, a princípio, usarão o 1.0 de três cilindros com injeção direta, 130 cv de potência e torque de 20,4 mkgf. O câmbio é automático do tipo CVT, com 7 marchas virtuais.
Nas configurações topo de gama, terá o propulsor 1.3 turbo flex da Fiat Toro e dos Jeep Renegade, Compass e Commander. Tem potência de 185 cv e torque de 27,5 mkgf. Ele se conecta apenas ao câmbio automático de 6 marchas.
Consumo revelado
Conforme contamos no Jornal do Carro, o Fiat Fastback teve os dados de consumo do Inmetro revelados. O SUV-cupê tem “nota B” (geral e por categoria) com motor 1.0 turbo flex. Com etanol, faz médias de 8,1 km/l na cidade e de 9,7 km/l na estrada. Já com gasolina, o consumo sobe para 11,3 km/l e 13,9 km/l, na mesma ordem.
Já na versão com motor 1.3 T270 turbo flex e câmbio automático de seis marchas, faz médias de 7,9 km/l na cidade e de 9,7 km/l na estrada com etanol. E com gasolina, alcança 11,3 km/l e 13,6 km/l, respectivamente.
RAM 1500 Classic
Do mesmo grupo Stellantis, outra novidade vai agitar o mercado em setembro. Trata-se da RAM 1500 Classic. Mais barata que a RAM 1500 Rebel (R$ 456.990), ela se baseia na geração anterior da picape e, por isso, em importada do México com isenção de taxa de importação. Ela chegará com preço próximo ao das configurações mais caras de Chevrolet S10, Toyota Hilux e cia. Ou seja, por cerca de R$ 350 mil. Mas isso só será revelado na próxima semana.
O motor 5.7 V8 Hemi a gasolina gera 395 cv de potência. Já o torque máximo alcança 56,7 mkgf a 3.950 rpm. O câmbio é automático de 8 marchas, da ZF, com tração 4×4. Com esse conjunto, acelera de zero a 100 km/h em 7,7 segundos e atinge velocidade máxima de 174 km/h.
De acordo com a RAM, a grandalhona chegará ao Brasil em duas versões de acabamento: Laramie (mais clássica) e Night Edition (visual esportivo). Respectivamente, o modelo aposta no abuso de detalhes cromados e, na outra configuração, no tom negro que reveste, por exemplo, as rodas de liga leve de 20″ e a grade frontal.
Em medidas, tem 5,81 metros de comprimento, 2,01 m de largura, 1,97 m de altura e 3,57 m de entre-eixos. A caçamba tem 1.424 litros de volume. Desse modo, a capacidade de reboque – para transportar trailers e afins – chega a 3,5 toneladas.
Além de iluminação de LEDs, tem central multimídia Uconnect com tela de 8,4″ com navegação própria e câmera de ré. Há espelhamento via Android Auto e Apple Carplay. O quadro de instrumentos digital tem 7″. No mais, tem partida remota do motor, ar-condicionado de duas zonas, tomada de 110V no painel e bancos revestidos com couro.
Hyundai HB20S
Sem que se esperasse, a Hyundai resolveu revelar o lançamento do HB20S durante a apresentação do HB20 2023 – no fim de junho. Às concessionárias, o sedã chega neste mês e com a difícil missão de tirar o reinado do Chevrolet Onix Plus na categoria.
O detalhe que mais chama a atenção no visual mais moderno são as novas lanternas. A peça vai de uma ponta a outra da carroceria e vem iluminada com LEDs. Por dentro, tem a mesma cabine do novo HB20, porém, com a opção de cor cinza clara no revestimento.
No mais, bem como no hatch, tem o novo quadro de instrumentos com 4,2″ com visor TFT. A multimídia de 8″ tem espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Ar-condicionado digital e automático e partida remota do motor também estão na lista.
O novo HB20S está disponível em cinco versões. As mais baratas vêm com motor 1.0 flex aspirado de três cilindros, 80 cv e 10,2 mkgf de torque. Já os modelos de topo usam o 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 mkgf de torque, com câmbio automático de seis marchas. Os preços devem ficar entre os R$ 85 mil e R$ 121 mil.