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Land Rover revelará novo modelo amanhã
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Land Rover revelará novo modelo amanhã

Versão final do LRX será apresentada em Londres. Modelo é o terceiro integrante da família Range Rover e o menor utilitário da marca inglesa. Ele chega ao mercado brasileiro no ano que vem com motor a gasolina da Ford, que gera cerca de 230 cavalos

30 de jun, 2010 · 3 minutos de leitura.

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 Land Rover revelará novo modelo amanhã

A versão final do protótipo LRX será apresentado pela Land Rover amanhã, numa coletiva de imprensa em Londres. O modelo, que chega ao mercado no ano que vem, é a aposta da marca inglesa para a próxima década, quando as normas de controle às emissões de poluentes ficarão mais rígidas.

(Imagens: Divulgação)

(Imagens: Divulgação)

O utilitário será o terceiro integrante da linha Range Rover, ao lado do grandalhão Vogue e do apimentado Sport. Porém, trata-se do menor modelo da marca britânica, com comprimento inferior aos 4,5 metros do Freelander. Com isso, haverá redução do peso total e, consequentemente, do consumo de combustível.

Também com o objetivo de tornar o modelo eficiente, a Land Rover oferecerá uma versão híbrida para o Land Rover LRX. Será o primeiro modelo da marca a utilizar essa tecnologia. O motor elétrico será combinado a um propulsor a diesel.

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No Brasil, a chegada do modelo também está prevista para 2011 com motor a gasolina. O propulsor mais cotado é o quatro-cilindros 2.0 Ecoboost da Ford, ex-controladora da Land Rover. O propulsor, que combina turbo e injeção direta de gasolina, rende 230 cv.

Versão conceitual tem duas portas, mas haverá opção de quatro

Versão conceitual tem duas portas, mas haverá opção de quatro

O modelo será apresentado em versão de duas portas, como o LRX conceitual, mas a imprensa europeia também estima que a marca mostrará a quatro-portas.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.