A Lotus aproveitou o Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra, para revelar seu novo esportivo aberto, o 3-Eleven (311), que em muitos países não pode ser oferecido em versão de rua.
O 3-Eleven é descrito como o mais rápido e caro modelo já produzido pela Lotus. Na versão de pista tem menos de 900 kg e consegue acelerar de 0 a 100 km/h em menos de três segundos, além de atingir a velocidade máxima de 280 km/h. Na versão de rua, a máxima chega a 290 km/h.
Publicidade
O coração do modelo é um motor Toyota V6 3.5, o mesmo usado no Evora 400, mas calibrado para gerar 450 cv e 45,8 mkgf de torque – no Evora são 400 cv. O câmbio é manual de seis marchas e há também diferencial de deslizamento limitado na versão de rua. Na variante feita para as pistas, o câmbio é sequencial, também de seis velocidades.
Para as duas opções do 3-Eleven, o chassi é feito em alumínio com santatônio. Para ser homologado como veículo corrida, ele recebe barras anti-rolagem em conformidade com o regulamento da FIA. A carroceria é feita e um material composto que a Lotus afirma ser 40% mais leve que a fibra de vidro.
Apenas 311 exemplares serão produzidos com preço inicial de 82 mil libras, algo em torno de R$ 400 mil pela especificação de rua. A de pista é tabelada a 155.200 libras, pouco mais de R$ 565 mil.
O modelo é uma evolução de outros esportivos abertos da marca. O original, Lotus Eleven (11), de 1956, tinha motor 1.1, cerca de 450 kg e chegava a 230 km/h. Em 2009 a empresa lançaria o 2-Eleven (211), que tinha 748 kg e motor toyota 1.8 supercharged de 251 cv.