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Lotus quer sair da crise com novos modelos
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Lotus quer sair da crise com novos modelos

Marca inglesa registrou mais de 71 milhões de libras de prejuízo no último ano financeiro

01 de jan, 2015 · 3 minutos de leitura.

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 Lotus quer sair da crise com novos modelos
Exige S vai ganhar versão com câmbio automático em fevereiro

Após passar por um ano financeiro difícil, no qual registrou prejuízo de 71 milhões de libras (no ano anterior, a perda já havia sido de 168 milhões de libras) e eliminar 325 empregos, o que corresponde a um quarto de sua mão de obra, a Lotus quer se reerguer.

Desde abril de 2014, quando começou o novo ano financeiro, a marca já entregou 1.448 unidades, um aumento de 55% em relação ao mesmo período no ano anterior. Até o fim de março deste ano, a Lotus prevê a venda de 2.000 carros, graças às 21 novas concessionárias programadas para abrir as portas antes de abril.

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Para colocar as contas nos trilhos, a empresa pretende trazer algumas novidades ao mercado em breve, começando pela versão com câmbio automático do Exige S, que deve ser lançada no mês que vem.

O Salão de Genebra, em março, será palco para a apresentação do Evora reestilizado, além de um crossover baseado no modelo – este será fabricado apenas daqui a alguns anos. Já a esperada versão de produção do conceito Espirit, revelado no Salão de Paris em 2010, teve seu projeto cancelado, apesar de o desenvolvimento estar quase finalizado.


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Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”