Você está lendo...
Luzes diurnas serão obrigatórias em carros brasileiros
Notícias

Luzes diurnas serão obrigatórias em carros brasileiros

Veículos que saírem de fábrica a partir de 2023 deverão contar com luzes de rodagem para o dia, além de indicador de direção lateral

Redação

01 de jun, 2017 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito:Gabriela Biló/Estadão

A partir de 2023, todos os veículos 0-km deverão sair de fábrica com as chamadas luzes diurnas de rodagem (DRL, na sigla em inglês), que são ativadas assim que o carro dá a partida. De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada dia 22, todos os projetos apresentados a partir de 2021 contarão com os dispositivos.

A inclusão do DRL ocorre um ano depois de a entidade anunciar que aceita a luz diurna como farol baixo nas rodovias. Junto com o dispositivo (que hoje utiliza a tecnologia LED), os fabricantes deverão incluir no projeto original as luzes indicativas de direção, presentes nas laterais do carro.

A resolução também proíbe a instalação de adesivos ou lanternas adicionais no veículo. A colocação de lanternas de xenônio continua proibida em veículos que não venham de fábrica com a tecnologia – o descumprimento gera multa e pontos na CNH.

Publicidade


Deixe sua opinião