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Martelinho de ouro pelo celular
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Martelinho de ouro pelo celular

Testamos (e aprovamos) serviço de orçamento por meio do WhatsApp disponível em oficinas de São Paulo

07 de dez, 2016 · 4 minutos de leitura.

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 Martelinho de ouro pelo celular
Na média de cinco oficinas foram apenas 14 minutos para receber os orçamentos pelo aplicativo

Com a popularização dos smatphones e aplicativos para celular, ficou mais fácil saber quanto custa reparar aquele amassadinho do carro. Várias oficinas de São Paulo que trabalham com o serviço de martelinho de ouro (desamassam a lataria sem a necessidade de repintura) oferecem orçamento via WhatsApp, no qual o cliente manda fotos do dano e recebe rapidamente informações sobre o valor aproximado do conserto.

Para testar o serviço, enviamos, para cinco oficinas, fotos da porta traseira de um Ford Fiesta com amassadinhos típicos dos causados pelas portas de outros carros em vagas apartadas. Apenas dois minutos depois, já havíamos recebido o primeiro orçamento. O que mais demorou a chegar apareceu na tela do aplicativo 43 minutos após a solicitação.

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Em apenas 14 minutos (média) descobrimos quanto custaria o reparo. O menor orçamento foi de R$ 150 e o maior, de R$230 – a média foi de R$ 182.

Glauber Ramos, da GDG Martelinho (99230-6908), diz que 70% dos pedidos de orçamento são feitos por meio do aplicativo. “É simples e ágil”, conta ele, que faz o reparo em domicílio. Basta que o cliente tenha garagem coberta e haja uma tomada de 110 ou 220 V próxima.

Esse serviço é indicado para reparar pequenos amassados, chamados de mossas. Mas não pode haver riscos e danos na pintura e existem restrições.


O conserto não deve ser feito em áreas próximas às caixas de roda, onde a chapa de aço é mais dura, na coluna “A” (que faz a sustentação estrutural entre o para-brisa e as portas), pela impossibilidade de acessar a parte interna, e em quinas, por causa das dobras da lataria. Em portas, capô e teto o serviço pode ser feito normalmente e o resultado costuma ficar muito bom. Até montadoras e concessionárias contratam esses profissionais para reparar veículos danificados em seus pátios, por exemplo.

TÉCNICA

Para fazer esse tipo de reparo são usados pequenos martelos (daí o nome) e outras ferramentas especiais para devolver o formato original à carroceria. O processo é rápido, evita a repintura e mantém a originalidade.


Até por isso, é mais barato que os serviços de funilaria e pintura convencionais. Para o “nosso” Fiesta, que tem pintura metálica, o reparo tradicional custaria cerca de R$ 420.

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