Você está lendo...
Mercedes-Benz Vision One Eleven revive clássico ‘asa de gaivota’
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Mercedes-Benz Vision One Eleven revive clássico ‘asa de gaivota’

Conceito da Mercedes revive clássico C111 com desenho marcante e portas 'asa de gaivota'; modelo utiliza motor elétrico superleve

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

17 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes Vision One Eleven é uma homenagem ao passado mas focada no futuro
Crédito:Mercedes/Divulgação

A Mercedes é uma marca ligada com sua rica história, mas também está conectada com o futuro, e seus carros-conceito deixam isso bem claro. O mais recente deles, o Mercedes Vision One Eleven não é uma exceção, em que relembra os modelos conceito C111, criados nos anos 60 e 70, por exemplo.

A pintura laranja em contraste com o interior branco remete ao passado, mas segundo a marca, este não é apenas um redesenho de um antigo esportivo. O modelo usa um motor de fluxo axial superleve, e seu desenho aponta a direção que a marca deseja seguir nos próximos anos, por exemplo.



C111 e Vision One Eleven (Mercedes/Divulgação)

Publicidade


O conceito utiliza dois motores elétricos feito pela Yasa, bem como também uma bateria de células cilíndricas, de alto desempenho e resfriamento líquido, por exemplo. O conjunto é bem diferente dos que foram testados nos antigos C111, que entre suas 16 unidades feitas, usaram vários motores, como rotativos, diesel e até um V8 biturbo.

Motor Yasa do Vision One Eleven (Mercedes/Divulgação)

No modelo, a bateria utiliza tecnologia emprestada da Fórmula 1, projetadas para maximizar o desempenho. Entretanto, por estarem em um estágio inicial de desenvolvimento, ainda não há muitas informações sobre elas. Porém, o grande destaque do conceito fica mesmo por conta do desenho arrojado.


A frente, com faróis redondos reinterpretados por pixels de LED, integradas a entrada de ar dianteira, até remetem aos modelos interiores, mas, para não haver dúvidas de que se trata de uma homenagem, as portas asa-de-gaivota fecham a releitura. Por dentro, o interior contrastante revela um largo painel, com grafias que remetem aos painéis digitais dos anos 70 e 80, por exemplo.

Tecnologia pode equipar modelos Mercedes-AMG no futuro

Há ainda espaço para uma única bagagem, localizado atrás dos ocupantes do bólido. Apesar de toda a tecnologia e futurismo empregados, ainda estamos falando de um carro conceito, que provavelmente não verá a linha de produção. Porém, o modelo adianta os caminhos que a divisão de performance da marca, a Mercedes-AMG, pode tomar no futuro. Apesar de caros, os motores de fluxo axial podem equipar os próximos esportivos zero emissões da marca, por exemplo.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
HONDA CIVIC TYPE R: COMO É O “HOT HATCH” DE R$ 430 MIL

Deixe sua opinião