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Mercedes Classe S terá sistema semiautônomo avançado
Tecnologia

Mercedes Classe S terá sistema semiautônomo avançado

Mercedes-Benz Classe S terá reestilização e nova tecnologia. Apresentação está prevista para setembro

11 de jan, 2017 · 3 minutos de leitura.

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 Mercedes Classe S terá sistema semiautônomo avançado
Classe S terá modificações visuais, mais equipamentos e tecnologia

A Mercedes-Benz prepara a reestilização do seu carro topo de linha, o sedã Classe S, que deve ser apresentado durante o Salão de Frankfurt, em setembro, na Alemanha. Junto com leves mudanças visuais, o modelo terá o mais avançado sistema de direção semiautônoma da marca alemã.

Durante o Salão de Detroit, nos Estados Unidos, o chefe de desenvolvimento da Mercedes, Ola Kallenius, disse que a projeto a ser aplicado ao Classe S será o primeiro com integração entre dados dos sensores e de mapas em um carro de produção.

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O sistema permitirá ao Classe S detectar uma curva e julgar se a velocidade do carro está muito alta para contornar o trecho. Se sim, o sedã irá desacelerar, tangenciar com segurança e então retomar a velocidade original.

Kallenius afirmou que ao contrário de outros modelos que têm sistemas semiautônomos, que mapeiam apenas 80% das rodovias da Alemanha e poucas estradas secundárias, o do Classe S vai funcionar na quase totalidade desses dois tipos de vias.

Além disso, o sistema poderá prever “falhas”. O exemplo usado foi em relação a uma curva de 90 graus, na qual o carro irá reduzir a velocidade até o ideal para contorná-la. Se porventura na saída da curva não houver linhas pintadas na estrada para o carro se guiar, e ele perder a referência, terá a capacidade de tomar uma decisão.


Caso o motorista fique com as mãos fora do volante mais tempo do que o permitido e ignorar todos os avisos, o sistema fará a parada total do carro com segurança, ligando todas as luzes de alerta, destravando o carro e entrando em contato com os serviços de emergência.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.