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Mercedes Vito chega ao País ainda este ano
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Mercedes Vito chega ao País ainda este ano

Produzido na Argentina, nova van da Mercedes chega ao Brasil no último trimestre para ficar abaixo da Sprinter

29 de set, 2015 · 3 minutos de leitura.

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 Mercedes Vito chega ao País ainda este ano
Vito ficará situado abaixo do Sprinter no mercado

A Mercedes-Benz fez na Argentina o lançamento oficial para a América Latina da Vito, nova van de carga e passageiros da marca, que ficará situada abaixo da Sprinter e que chega ao Brasil ainda este ano.

O modelo será produzido na planta de Virrey del Pino, de onde também vem o Sprinter, em quatro versões: Furgão, com três lugares; Furgão Misto com cinco; Combi de nove lugares e Tourer com oito assentos.

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Para as duas versões de entrada, o motor será o 1.6 turbodiesel de 114 cv e 27,5 mkgf e tração dianteira. Nas variantes Combi e Tourer, além da opção de entrada com tração dianteira, haverá uma com tração traseira e motor 2.0 a gasolina de 184 cv. Nos dois casos, o câmbio é manual de seis marchas.

O Vito virá com alerta de fadiga, que detecta cansaço no motorista e indica uma parada, assistente para ventos laterais, que ajuda a manter a estabilidade do modelo, e de série o controle de estabilidade (ESP).

O airbag só vem de série para o motorista, o do passageiro está disponível apenas na versão Tourer. Outros itens de série para todas as versões são os freios ABS, o auxílio de saída em rampa e o rádio com Bluetooth e com entradas USB, SD e auxiliar. O ar-condicionado é opcional na versão furgão e de série a partir da furgão misto.


Ela vai complementar a gama da Sprinter, que na versão van com dez lugares e teto baixo parte de R$ 127.700, com motor 2.2 turbodiesel de 146 cv e câmbio manual de seis marchas.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.