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Mitsubishi revela mais teasers de novo Eclipse
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Mitsubishi revela mais teasers de novo Eclipse

Apesar de nome conhecido, novo carro será um utilitário esportivo com forte apelo visual

14 de fev, 2017 · 2 minutos de leitura.

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 Mitsubishi revela mais teasers de novo Eclipse
Mitsubishi Eclipse Cross

A Mitsubishi realmente vai trazer de volta o nome Eclipse em um de seus próximos lançamentos. Mas, diferentemente do carismático esportivo, o novo modelo será um utilitário compacto. O Eclipse Cross será mostrado no próximo Salão de Genebra.

De porte médio, ele ficará situado entre o ASX e o Outlander, na linha de jipinhos japonesa. No entanto, terá o maior apelo visual do trio, com linhas mais ousadas e ângulos proeminentes, em contraste com o visual mais discreto dos outros “irmãos”.

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A inspiração virá do conceito XR-PHEV II, mostrado em 2015, que tem linhas marcantes e uma enorme grade dianteira, que deverá ser mantida no Eclipse. Os faróis serão mais estreitos, com uma tira de LEDs contornando as peças. Atrás, as lanternas elevadas serão ligadas por um filete de luz, que também deve separar duas partes do vidro, como no Toyota Prius.

Por enquanto, a Mitsubishi não revelou detalhes dos motores, mas o mais provável é que o Eclipse use um novo motor turbo de quatro cilindros a gasolina, além de um conjunto híbrido. A Europa provavelmente receberá versões a diesel.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.