Açoes publicitárias ousadas e provocativas são mais comuns nos EUA e na Europa (do que no Brasil), onde a Nissan lança na Inglaterra campanha desafiando as marcas alemãs para mostrar qual é a melhor. Chamada “como bater os alemães”, a campanha compara os modelos 370Z e o GT-R aos rivais diretos alemães – e conclui afirmando serem os japoneses não só mais baratos, mas também superiores em desempenho.
A primeira ação ocorreu semana passada, com um Audi TTS circulando pelas ruas de Londres adesivado com os dizeres “mais caro, lento e fraco do que um Nissan 370Z”. Além do modelo de Ingolstadt, havia um Porsche Cayman com a frase “Sonho em ser tão rápido quando um 370Z”. Também haverá ações com o BMW Z4 e os Porsche Boxster e 911.
Nos EUA a GM fez ações semelhantes comparando suas picapes a modelos Ford e Toyota e o esportivo Cadillac CTS-V aos concorrentes europeus (BMW M5, Mercedes E 63 AMG e Jaguar XF-R, entre outros) – inclusive aceitando o desafio proposto por um jornalista de realizar uma corrida de verdade. Algumas marcas declinaram do convite. A prova, que teve entre os participantes o executivo Bob Lutz, à época vice presidente de Produto da GM, foi vencida por um Cadillac.
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