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Nissan Leaf tem redução de R$ 63 mil no preço e fica mais barato que o Peugeot e-2008
Mercado

Nissan Leaf tem redução de R$ 63 mil no preço e fica mais barato que o Peugeot e-2008

Nissan baixa valor do Leaf para R$ 235.800 e hatch elétrico passa a ser um dos carros a baterias mais acessíveis do mercado brasileiro

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

23 de jan, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Leaf
Nissan Leaf deixa de ser vendido no Brasil, mas é possível alugá-lo
Crédito:Nissan/Divulgação

Nos últimos dias, o Jornal do Carro trouxe a lista dos dez carros elétricos mais baratos do Brasil. Contudo, o ranking, que vai de JAC E-JS1 (R$ 145.900) a Peugeot e-2008 (R$ 259.990), caso fosse feito hoje, já teria mudanças. Isso porque a Nissan reduziu o preço do Leaf. Assim, o hatch elétrico passou a custar (promocionalmente) R$ 235.800.

Nissan Leaf 2023
Nissan/Divulgação

Esse desconto, de quase R$ 63 mil, coloca o hatch da Nissan como o quarto carro elétrico mais acessível do País. Dessa forma, supera o Peugeot e-208 GT (R$ 235.990). Mas isso não é por acaso. A marca japonesa quer vender mais que as 934 unidades emplacadas até agora do Leaf. E, por isso, elaborou a promoção “todo o cliente Leaf é VIP”, a sigla vem de “Very Important Person”, que quer dizer pessoa muito importante em inglês.

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De acordo com a fabricante, o Nissan Leaf é o carro elétrico de passeio mais vendido do Brasil. Isso, entretanto, exclui modelos de marcas de luxo, como os da Volvo, por exemplo, que lidera o segmento. E a marca japonesa quer chegar logo a 1.000 unidades. No mundo, a Nissan já emplacou 600 mil unidades do seu hatch a baterias.



O que tem no Leaf?

O motor elétrico gera potência equivalente a 150 cavalos (110 kW) e 32,6 mkgf de torque instantâneo. Já as baterias de íons de lítio têm 40 kWh e, desde a última atualização, são recarregadas por meio da entrada tipo 2 (padrão europeu). De acordo com a Nissan, no ciclo americano EPA (Environmental Protection Agency), a autonomia é de 272 km.


Nissan Leaf 2023
Nissan/Divulgação

Na lista de equipamentos, o Nissan Leaf tem rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema de áudio da marca premium Bose e retrovisor interno que reproduz imagens da câmera traseira. Ademais, tem o sistema e-Pedal, que permite utilizar somente o pedal da direita para acelerar e frear, e o Nissan Intelligent Safety Shield, que reúne assistentes de condução. O pacote traz alerta de mudança de faixa, assistente de frenagem de emergência, controle de velocidade, advertência de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.