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Nissan quer carro global feito no País
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Nissan quer carro global feito no País

Gustavo Henrique Ruffo, New Port Beach (EUA)“Para fazer sucesso no Brasil, temos de ter um produto desenvolvido no País. Mesmo... leia mais

25 de ago, 2013 · 5 minutos de leitura.

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 Nissan quer carro global feito no País

Gustavo Henrique Ruffo, New Port Beach (EUA)

“Para fazer sucesso no Brasil, temos de ter um produto desenvolvido no País. Mesmo um modelo global deve partir de um mercado específico.” Foi assim que o vice-presidente sênior e chefe mundial de criação da Nissan, Shiro Nakamura, definiu um caminho para que a marca japonesa obtenha sucesso no mercado nacional.

As declarações do executivo foram feitas durante o Nissan360º, evento na Califórnia (EUA) que celebra os 80 anos da empresa. Nakamura não se refere apenas ao futuro utilitário-esportivo pequeno que será feito na planta da marca no Rio de Janeiro, mas também a modelos que já estão nas lojas.

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“Quando vi o March vendido no Brasil, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, falei: ‘Esse carro não serve. Temos de olhar os competidores e fazer melhor. O interior (do carro) precisa ser mais sofisticado, com materiais mais caros, costuras mais vistosas nos bancos’. Melhoramos bastante o March. Logo vocês vão ter uma versão renovada no Brasil”, disse.

A vinda do novo March não exclui a venda de um veículo desenvolvido e lançado primeiro no Brasil. “Sempre argumentei que era preciso ter um estúdio no Brasil.” O executivo, que trabalhou na GM, conta que a empresa norte-americana tem estúdios de estilo nos EUA, Europa e Brasil. “Não na China. Quando se fala em BRICS, há um erro muito grande: os países que compõem esse grupo são muito diferentes. O que serve para a China não necessariamente vai funcionar no Brasil.”

Terrano não. Nakamura nega a vinda ao Brasil do Terrano, versão da Nissan para o Renault Duster. “Não gosto de pegar um produto e mudar apenas sua identidade e marca. No caso do Terrano, aceitei porque a Nissan tem uma participação muito pequena na Índia e precisamos reforçá-la. Mas não é uma solução que me agrada.”


Quando a fábrica fluminense começar a operar, no início de 2014, fará March e Versa. Até 2016, serão lançados oito novos modelos da Nissan no País.

Juke confirmado. De acordo com Shiro Nakamura, o crossover Juke será vendido no País. “Devemos anunciar em breve.”

Outra novidade da marca no Brasil será a sétima geração do Sentra. Em vez do motor 1.8 usado nos EUA, considerado fraco para um carro de seu porte, o sedã terá no País o mesmo 2.0 flexível da versão anterior. “Será o único Sentra do mundo com o motor 2.0”, disse Murilo Moreno, diretor de marketing da filial brasileira da Nissan. Além de câmbio manual, haverá opção do automático CVT.


A estreia do novo Sentra no Brasil ocorrerá em outubro. A versão SL, de topo, terá tabela a partir de R$ 71.990.

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