Depois de especulações de que poderia ser vendido no Brasil, o Nissan X-Trail deve mesmo estrear por aqui em 2026. De acordo com o site Autoesporte, a montadora confirmou que o SUV médio chegará em versão híbrida para brigar com Jeep Compass e companhia. Além disso, outro produto inédito também fará parte da gama da marca japonesa a partir de 2027: uma picape intermediária que já teve até seu primeiro teaser divulgado.
Além dos dois lançamentos, a Nissan prepara ainda a nova geração do Kicks, com produção em Resende (RJ). Será o primeiro carro dessa nova fase da empresa após os investimentos de R$ 2,8 bilhões na fábrica fluminense. Dessa forma, a montadora espera aumentar sua participação no mercado brasileiro, chegando a 7% de market share.
Outros planos da Nissan
Além da nova geração do Kicks, a Nissan confirmou que fará outro SUV em Resende. Contudo, o modelo deverá ser concebido do zero, e não feito com base em produtos que já fazem parte de sua gama. De acordo com Makoto Uchida, CEO e presidente da Nissan Motor Co., esse veículo será exportado para mais de 20 países da América Latina.
A montadora terá ainda um novo motor turbo feito na unidade fluminense, mas não há detalhes sobre os dados técnicos por ora. Da mesma forma, a marca não revelou se o carro inédito receberá este propulsor ou se o mesmo será destinado ao novo Kicks.
O SUV compacto, aliás, terá as duas gerações em linha, ao menos em um primeiro momento. É a mesma estratégia da Hyundai, que oferece o Creta e o Creta Action (o modelo antigo), por exemplo. Ou seja: o Kicks atual conviverá com a nova geração do modelo.
Mas detalhes do X-Trail e da nova picape
No final do ano passado, o X-Trail passou por uma renovação nos EUA. Entre as novidades, a dianteira ganhou barras horizontais mais volumosas e o para-choque tem linhas mais destacadas, deixando o visual mais parrudo. Por dentro, traz central multimídia com sistema operacional Google nas versões mais caras. Sob o capô está o motor 1.5 turbo de 201 cv e 31,1 mkgf. Para o mercado nacional, no entanto, está destinada outra versão, com dois motores elétricos de 208 cv e 33,6 mkgf. Assim o 1.5 atua como gerador de energia, e não tracionando o veículo.
Já a picape vai receber a mesma plataforma da Renault Niagara. Ela ficará posicionada abaixo da Frontier, ainda não tem nome definido e tampouco data de estreia. O que sabemos por enquanto é que a nova caminhonete terá produção em Santa Isabel, na Argentina, assim como a “prima” francesa. Mas cada uma terá seu design e conteúdos próprios. Em relação ao porte, a novata deverá ter entre 4 e 5 metros de comprimento e entre-eixos que pode variar de 2,60 m a 3 m.
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