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Nova Chevrolet S10 Z71 chega entre versões LT e LTZ por R$ 260.490
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Nova Chevrolet S10 Z71 chega entre versões LT e LTZ por R$ 260.490

Versão inédita da picape chega para ocupar posição intermediária da gama S10 e ostenta estética diferenciada, com pneus todo-terreno, santantônio e adesivos laterais

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

26 de out, 2021 · 6 minutos de leitura.

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S10
Chevrolet S10 Z71 chega como versão intermediária e pretende pegar 10% do mix de vendas
Crédito:Chevrolet/Divulgação

Mesmo enfrentando sérios problemas de produção em suas fábricas brasileiras, a General Motors do Brasil segue a agenda de promessas e lançou, nesta terça-feira (26), a primeira das quatro novidades que esconde na manga para este ano: a Chevrolet S10 Z71. Com chegada às concessionárias da GM de todo o Brasil até o começo de novembro, a picape fica posicionada entre as versões LT (R$ 248.990) e LTZ (R$ 270.990) e sai por R$ 260.490. A estimativa é abocanhar 10% do mix total.

Apesar de não apresentar novidades mecânicas, a inédita versão nasce com a missão de dar mais esportividade e apelo off-road à S10 e, de quebra, ampliar o leque de configurações disponíveis. Durante apresentação do modelo, os executivos frisaram, no entanto, a necessidade em renovar a clientela. Ou seja, buscar compradores mais jovens. Nesse sentido, eis o slogan da S10 Z71: “Feita pra toda aventura”.

Assim como acontece nas configurações Z71 comercializadas há mais de 40 nos Estados Unidos, a nova S10 ganha mais parrudez e até uma pincelada na mecânica. A tração, claro, é 4×4 com reduzida.

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S10
Chevrolet/Divulgação

As principais novidades, no entanto, são visuais. Assim como nas concorrentes esportivadas Ford Ranger Storm e Toyota Hilux GR Sport, a S10 apela para detalhes mais agressivos. Os faróis contornados por luzes de LEDs têm máscara negra, a grade dianteira é preta (assim como retrovisores e aplique central do para-choque), os para-lamas são maiores e há pneus all-terrain, estribos laterais e santantônio tubular.

Outros detalhes

Assim como a antiga S10 Rodeio, a novata tem adesivos colados na lataria. São, no entanto, bem discretos e ficam na base das quatro portas e da tampa da caçamba. A princípio, as rodas têm o mesmo desenho da versão LTZ e 18 polegadas, entretanto, pintada de preto. O emblema em alusão à versão, vai colado na grade do radiador e nas laterais da caçamba.


Na parte traseira, a S10 Z71 também recebeu retrabalho por parte da GM. As lanternas são escurecidas e o logotipo da Chevrolet e o escapamento recebem tom negro.

S10
Chevrolet/Divulgação

Do lado de dentro

No interior da Chevrolet S10 Z71, além dos apliques centrais do painel, os revestimentos das portas e do console são todos em preto. O volante tem revestimento premium, assim como os bancos. Os assentos, aliás, são exclusivos para a versão Z71.


Chevrolet/Divulgação

Pulando para baixo da tampa dianteira, a S10 carrega o mesmo motor 2.8 turbodiesel de até 200 cv que recebeu melhorias no ano passado, como recalibração e turbina redimensionada. O torque de 51 mkgf também permanece inalterado, assim como o câmbio automático de seis marchas. O peso é de 2.104 kg.

Mecânica

Dessa maneira, quais as novidades mecânicas? Basicamente, chassis, suspensão e mecânica reforçada. Os coxins, por exemplo, são mais rígidos (rende mais conforto na cabine) e a suspensão foi recalibrada – para mais esportividade (é mais firme). Os pneus são Pirelli e com desenvolvimento exclusivo.


S10
Chevrolet/Divulgação

Por fim, a S10 Z71 tem a ideia de oferecer o que se vê nas configurações Z71 das picapes Colorado, Silverado, Suburban, entre outras, vendidas no mercado norte-americano. São, no entanto, mais de 20 itens de personalização em relação à LTZ.

Em relação a itens de série, a picape tem controle de velocidade para descidas íngremes, seis air bags, MyLink e câmera de ré como itens de série. Assistente de partida em rampa, capota marítima, sensor traseiro, controlador de velocidade e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay também vêm de fábrica. A S10 Z71 possui quatro opções de cores para a carroceria. São elas: branca Summit, prata Switchblade, azul Eclipse e cinza Topazio.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.