Você está lendo...
Nova geração do Ford Fusion encara o Peugeot 508
Avaliação

Nova geração do Ford Fusion encara o Peugeot 508

Diego Ortiz O novo Ford Fusion chegará em dezembro às autorizadas botando banca com seu visual moderno – que remete... leia mais

21 de nov, 2012 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Nova geração do Ford Fusion encara o Peugeot 508

Diego Ortiz

O novo Ford Fusion chegará em dezembro às autorizadas botando banca com seu visual moderno – que remete aos Aston Martin – e preço competitivo ante o dos rivais, de R$ 112.900. Entre seus concorrentes estão um alemão bem famoso, o Passat, e o francês 508, todos com motores turbinados como o do Ford. Neste post, a briga é com o Peugeot, que derrotou o Volkswagen em comparativo realizado em meados do ano.

Publicidade


Tabelado a R$ 119.990, o 508 tem como armas o ótimo espaço interno, lista de equipamentos ampla e o bom desempenho do conjunto do motor 1.6 turbo e do câmbio automático de seis marchas.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)


Mas isso não foi o suficiente para vencer o mexicano Fusion, que agrada mais à retina, ao pé direito no acelerador (com seu moderno Ecoboost de 2 litros com injeção direta e 240 cv e transmissão de iguais seis velocidades) e ao bolso.


Em conforto, ambos chamam a atenção pela forma como recebem os cinco ocupantes. O motorista desfruta de vários ajustes de direção e assentos que deixam a posição de dirigir ideal com poucos movimentos nas alavancas.

Os passageiros de trás também não têm do que reclamar. Sobra espaço para pernas e cabeça. No Fusion, que é maior (4,87 metros de comprimento e 2,85 metros de entre-eixos, ante 4,79 metros e 2,81 metri do 508), é possível dar até uma esticadinha no corpo de vez em quando, em viagens mais longas. Mas o Peugeot carrega mais bagagens, com 473 litros no porta-malas, 20 l a mais.


A lista de equipamentos de ambos é típica de modelos de luxo. Um dos destaques é o sistema Head Up Display do 508. Esse recurso exibe a imagem de velocidade e do GPS numa telinha à frente do motorista. Já o Fusion traz controle de cruzeiro adaptativo, que regula a velocidade do sedã de acordo com a do modelo da frente, avisa quando o Ford sai da faixa de rolagem e ainda ajuda o motorista a estacionar.

Dois litros de muita eficiência
Os motores turbo de 508 e Fusion têm 400 cm 3 de diferença – a favor do sedã mexicano da Ford. Essa vantagem fica evidente assim que se aperta forte o pedal do acelerador: o Peugeot vai ficando para trás. É 1,8 segundo mais lento que o rival para ir de 0 a 100 km/h.


O segredo está na grande eficiência do motor Ecoboost da Ford, que mesmo com pouca diferença de capacidade volumétrica, consegue ter 75 cv a mais. E olha que o propulsor do Peugeot tem grife: foi criado em conjunto com a BMW.

Mesmo sendo 279 kg mais leve, o Peugeot não consegue gerar o mesmo prazer ao dirigir do Fusion. E o que poderia ser um diferencial, que é o bom acerto de suspensão do 508, acaba não prevalecendo tanto ao do Fusion, que é bem neutro. Como o Ford não tem ajuste de “banheirona” americano, pois também é feito na Europa, mostra boa estabilidade e conforto, quase na mesma medida do Peugeot, que está uma nota acima neste quesito.


Deixe sua opinião