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Nova geração do Mini Countryman elétrico já está registrada no Brasil
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Nova geração do Mini Countryman elétrico já está registrada no Brasil

Desenhos registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) revelam detalhes da nova geração do SUV elétrico da Mini, que deve ser lançado até o fim deste ano

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

13 de abr, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Mini
Mini Countryman será maior e terá motorização elétrica
Crédito:INPI/Reprodução

A Mini já registrou a patente da nova geração do Countryman elétrico no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O modelo será lançado ainda neste ano na Europa. Inclusive, será feito pela primeira vez na Alemanha, juntamente com o BMW iX1. Afinal, as duas marcas pertencem ao mesmo grupo. Porém, ainda não há data confirmada para o lançamento no Brasil.

A base vai ser a plataforma FAAR, a mesma dos BMW Série 1, Série 2 Gran Coupé e Série 2 Active Tourer, Por sua vez, o visual registrado pela Mini é curioso. Desse modo, a terceira geração do Countryman tem a dianteira frente totalmente fechada. Até aí, tudo bem. Afinal, isso é comum nos carros elétricos. Mas e as rodas? Note que elas também aparecem completamente fechadas.

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Isso, portanto, contradiz com o que o BMW Group apresentou recentemente. Novas fotos do modelo (abaixo) evidenciam rodas de liga leve fundidas. De acordo com a marca, o conjunto é feito com até 70% de alumínio reciclado, algo em prol do meio-ambiente.

Mini
Mini renovado já roda em testes na Europa; Fotos: Mini

Ainda segundo o Grupo BMW, o novo Countryman mede 4,43 metros de comprimento. Assim, tem 13 centímetros a mais que o da geração atual. Além disso, a altura, de 1,61 m, cresceu 6 cm. Como resultado, o espaço interno é maior. Desse modo, o carro sobe de patamar. Assim, abre espaço ao Aceman, que será posicionado entre o SUV renovado e o Cooper.


Mini/Divulgação

Na cabine, o novo Countryman tem materiais como poliéster reciclado obtido a partir de garrafas PET e restos de carpetes. De acordo com a Mini, o uso de revestimento ecológico de partes como painel, volante e tapetes, por exemplo, reduz as emissões de CO2 em até 85%.

Duas variantes elétricas

O Countryman manterá elementos estéticos do modelo atual, como capô arqueado, teto quadrado e, claro, faróis arredondados. Porém, terá uma nova linha de motores. A gama, a princípio, deixará de contar com opção híbrida plug-in. Assim, terá apenas variantes elétricas e a gasolina. Portanto, serão apenas duas versões: Countryman E e Countryman SE ALL4.




A primeira delas terá motor elétrico de 191 cv de potência. Já o Countryman SE ALL4 contará com dois propulsores elétricos para tracionar as quatro rodas. Assim, terá tração integral. Como no BMW iX1, que chega ao Brasil no segundo semestre, a potência será de 313 cv. Além disso, haverá uma outra unidade elétrica para impulsionar o conjunto. Os dois modelos terão baterias de 64,7 kWh. Portanto, a autonomia deverá ser de cerca de 450 km. Ou seja, maior que os 438 km do iX1.

O Grupo BMW vai expandir a capacidade de produção da fábrica de Leipzig, na Alemanha, até 2024. Para isso, está investindo cerca de € 800 milhões. Ou seja, equivalentes a R$ 4,5 bilhões, na conversão direta.

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