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Novidades na Fiat, Audi e Maserati
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Novidades na Fiat, Audi e Maserati

A Fiat começa a vender no final de janeiro a versão Sporting da Strada, a linha 2011 do utilitário-esportivo Q7 já chegou a algumas concessionárias Audi, já o Maserati GranCabrio mudou de preço e está sendo oferecido por R$ 800 mil

15 de dez, 2010 · 3 minutos de leitura.

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 Novidades na Fiat, Audi e Maserati

Audi Q7 2011 (Foto: Audi/divulgação)

Michel Escanhola

A Fiat começa a vender no final de janeiro a versão Sporting da Strada. Oferecida somente na carroceria de cabine estendida, a configuração com apelo esportivo da picape compacta trará apenas o propulsor E.torQ de 1,8 litro, que gera até 132 cv. Seu preço sugerido deverá partir de R$ 45 mil, aproximadamente.

Assim como ocorre com Idea Sporting e Siena Sporting, a novidade não trará mudanças mecânicas. Entre os equipamentos de série estão ar-condicionado, cobertura esportiva dos pedais, vidros e travas elétricos, painel de instrumentos com visual diferenciado e rodas de liga leve de 15 polegadas.

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A linha 2011 do utilitário-esportivo Q7 já chegou a algumas concessionárias Audi. As principais novidades do modelo são o motor 3.0 V6 de 333 cv e a transmissão automática de oito marchas. O conjunto é igual ao do A6, mas com potência extra. O preço sugerido é de R$ 320 mil, o mesmo que era cobrado pela versão com bloco V6 de 3,6 litros e 284 cv, que saiu de linha.

Já o Maserati GranCabrio mudou de preço. O primeiro conversível de quatro lugares da marca italiana está sendo oferecido por R$ 800 mil. São R$ 80 mil a menos do que quando chegou ao País, em maio. Além disso, o modelo pode ser adquirido em dez vezes sem juros, desde que o cliente dê entrada de 50% (R$ 400 mil) e assuma dez mensalidades de R$ 40 mil. Seu motor é V8 4.7, de 440 cv.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.