A Audi divulgou imagens da nova geração do A6, prevista para estrear no Salão de Detroit (EUA), em janeiro de 2011. Assim como na maioria dos Audi, o estilo rejuvenesceu, mas não sofreu grande mudança em relação ao da versão atual. O modelo ficou bem parecido com o “irmão” maior A8.
A estreia na Europa deverá ocorrer em meados no ano que vem e a chegada ao Brasil está marcada para o início de 2012. Ele virá com o mesmo motor do A6 atual, 3.0 V6 TFSI, equipado com compressor. Porém, esse propulsor ficou 10 cv mais potente e agora gera 300 cv. Segundo a Audi, passou por melhorias para ficar mais econômico.
Publicidade
Os outros motores a gasolina é o 2.8 FSI, de 204 cv. Quanto ao câmbio, a Audi abandonou o automático Tiptronic neste carro – ele ainda a versão de topo do A8. O A6 terá transmissão manual, automatizada S tronic (com duas embreagens) ou continuamente variável (CVT).
Rival de BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E, o A6 ganhou também boa parte dos recursos tecnológicos disponíveis no A8. Entre eles, destaque para o sistema de iluminação dianteira total por LEDs, que é opcional. O auxílio às manobras de estacionamento (Park Assist) também é novidade no sedã.
Também herdada do A8 é a carroceria de alumínio, que reduz o peso do carro, melhorando sua eficiência e desempenho. O A6 vai de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos na versão 3.0, conforme informações da Audi.