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Novo Audi RS3 Sportback tem 367 cv
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Novo Audi RS3 Sportback tem 367 cv

Modelo será comercializado no próximo ano no mercado europeu; preços ainda não foram revelados

13 de dez, 2014 · 3 minutos de leitura.

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 Novo Audi RS3 Sportback tem 367 cv

A Audi revelou na Europa a versão 2015 do RS3 Sportback. O modelo, que começa a ser vendido no continente no próximo ano, é equipado com poderoso motor 2,5 litros de 367 cv e torque máximo de 47,4 mkgf. A unidade de força trabalha em conjunto a uma transmissão S tronic de sete velocidades e tração integral. Segundo dados da marca, o modelo vai de zero a 100 km/h em 4,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada aos 250 km/h.

Em termos visuais, o renovado RS3 Sportback tem aparência mais agressiva, com grandes entradas de ar e grade que ostenta o logotipo “quattro”, identificando a tração integral adotada pelo modelo. Para completar o estilo do esportivo, foram “escalados” um sistema de escape duplo e rodas de liga leve de 19 polegadas.

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No interior, o RS3 Sportback tem acabamento caprichado. Além dos bancos esportivos de couro com costura aparente, estão disponíveis pedais de aço escovado e partes do console em alumínio e fibra de carbono. Se o assunto é performance, o modelo tem bons argumentos como a suspensão adaptativa, “afinada” para a esportividade. Há também freios de alto desempenho e um sistema de direcção progressiva. Versões e preços do novo Audi ainda não foram revelados pela marca.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.