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Novo BMW M2 chega em 2016
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Novo BMW M2 chega em 2016

Esportivo terá cerca de 370 cv e tração traseira para suceder lendário Série 1 M

02 de mai, 2014 · 2 minutos de leitura.

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 Novo BMW M2 chega em 2016

Ao que tudo indica, a BMW já
trabalha no novo M2. O modelo, versão mais esportiva do recente Série 2, deve
começar a ser produzido no fim de 2015, com os primeiros carros chegando às
ruas em 2016.

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O motor do M2 ainda não foi
definido, podendo ser tanto uma versão do conhecido 3.0 litros de seis
cilindros em linha, quanto uma preparação extensa sobre o 2.0 litros de quatro
cilindros usado no Mini Cooper S. Independentemente do propulsor, a potência deve
ficar na casa dos 370 cv.

Outro detalhe interessante é o código interno usado para designar o
modelo: pyrat2. O pyrat original foi o Série 1 M Coupé, o que indica uma
natural sucessão, ainda que o M2 tenha produção corrente, e não limitada como o
1M. Além disso, o motor 2.0 turbo que pode aparecer no M2 se chama S48. O único
motor com nomenclatura S na história da marca foi o quatro cilindros do
primeiro BMW M3.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.