A linha 2024 do Chery Tiggo 9 começou a ser vendida na China neste semana com pequenas alterações de conteúdo, mas manteve a maior parte do visual interno e externo. Lançado no mercado chinês em junho do ano passado, o SUV de até sete lugares chega às lojas em sete versões, mas apenas com motor a combustão. Os preços variam entre 152.900 yuan a 203.900 yuan (de R$ 115 mil a R$ 153 mil na conversão direta).
Já o híbrido, revelado no Salão de Pequim (China) em abril (e que tem visual um pouco diferente), ainda não está disponível no configurador da marca. Mas ambas as versões foram registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), sendo o carro a combustão no ano passado e o PHEV na última semana. Desse modo, o modelo deve vir ao Brasil, importado pelo grupo Caoa, como de praxe, e deve estrear por aqui em 2025.
Ainda não está claro, contudo, se as duas configurações estarão disponíveis no Brasil. O modelo a combustão seria rival do Jeep Compass, enquanto o com a tecnologia híbrida plug-in viria para brigar com GWM Haval H6 e BYD Song Plus. A aposta mais certa é que o PHEV desembarque no País, uma vez que o carro foi até revelado por Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, o atual presidente da empresa e filho do fundador, que morreu em 2021.
Mais detalhes sobre o Tiggo 9
Sucesso na China, onde já emplacou mais de 50 mil unidades em um ano, o Tiggo 9 tem 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,70 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. Na configuração de cinco lugares, o porta-malas leva até 717 litros, enquanto com os dois assentos extras (opcionais na China), o volume chega a 200 litros. Por aqui, é provável que o SUV esteja disponível apenas com sete lugares.
Em termos de design, a dianteira traz farois estreitos e grade em formato octogonal. No modelo presente no salão, a peça tinha um padrão diferente, mais fechada, por ser o PHEV. Já na parte de baixo há detalhes em forma de C na cor preta, também ausentes no híbrido. Na traseira as lanternas são interligadas por uma faixa de LED que traz o nome Chery logo abaixo. Por fim, há saídas de escapamento cromadas em ambos os lados.
Interior e mecânica
Por dentro, há volante com base achatada de couro sintético e duas telas integradas para o painel de instrumentos e a multimídia, ambas com 12,3”. O interior, contudo, é bem diferente do encontrado no SUV PHEV. Entre os principais equipamentos estão assistente de faixa, alerta de colisão, frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, teto panorâmico e sistema keyless. As rodas podem ter 19″ ou 20″, conforme a versão.
Sob o capô há sempre um motor 2.0 turbo que entrega 261 cv de potência e 40,8 mkgf de torque. Ele pode ser pareado com câmbio automatizado de sete marchas nas versões de entrada ou com o automático de oito nas mais caras. Além disso, há algumas configurações com tração integral, que agora trazem modos de condução off-road e neve. A velocidade máxima é de 205 km/h.
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