O novo Hyundai Creta acabou de chegar às lojas brasileiras, e, neste mês, ganhou a versão de 7 lugares no México – batizada de Creta Grand e cotada para o Brasil. Contudo, na Ásia, o SUV já está à venda há alguns anos e está prestes a mudar o design. A Hyundai revelou os desenhos da reestilização do Creta na Indonésia, onde o modelo tem fabricação local.
Os sketches, portanto, revelam o novo visual do Hyundai Creta, que estreia em 2022 nos mercados asiáticos. O modelo terá a mesma dianteira do novo Tucson e da picape Santa Cruz, que já entrou em produção nos Estados Unidos. A dianteira será totalmente remodelada, deixando para trás o design moderno do SUV que é feito em Piracicaba, no interior paulista.
O Jornal do Carro chegou a trazer, em junho, uma projeção publicada pelo Indian Autos Blog que mostrava o novo Hyundai Creta com a mesma frente do Tucson. As especulações aumentaram após o SUV surgir em testes na Coreia do Sul. Na Ásia, onde também recebe o nome de ix25, o novo Creta está na segunda geração desde 2019.
Dianteira repaginada
No novo visual, o Creta terá luzes de LED integradas à grade dianteira, como ocorre no Tucson. Além disso, a grade será maior e mais larga, bem como contará com uma moldura reestilizada, onde os detalhes serão triangulares. Na parte inferior, haverá luzes de LEDs, mas, desta vez, em formatos retangulares.
Já o para-choque dianteiro terá novas entradas de ar e, no capô, vincos darão mais robustez ao SUV. No entanto, um detalhe que chamou a atenção são as novas rodas de liga leve, que virão com um design totalmente inédito. Nas imagens, é possível perceber que o desenho forma um ”Y” e deixa o carro mais moderno.
Já a traseira, por ora, não tem alterações. Inclusive, o esboço do novo Creta tem os detalhes dessa parte muito similares aos do modelo brasileiro. Por fim, o interior parece idêntico e terá alterações discretas.
De acordo com a Autocar India, o facelift do Creta vai incluir novas tecnologias de segurança nas versões superiores. No caso, o pacote ADAS com recursos avançados de assistência à condução, como a frenagem automática de emergência. Ou seja, os mesmos itens já disponíveis no modelo feito em Piracicaba.
Mecânica
Sob o capô, o SUV compacto da Hyundai deverá manter o motor 1.5 a gasolina de 115 cavalos, disponível nos mercados da região. Contudo, a marca ainda não deu detalhes sobre a parte mecânica.
Creta no Brasil
Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o Brasil está cotado para receber o Creta Grand de 7 lugares. A versão maior do utilitário acaba de entrar em pré-venda no México e é opção para concorrer futuramente entre os SUVs de sete lugares com preços na faixa de R$ 150 mil. Entretanto, isso não deverá acontecer antes de 2023, já que o novo Creta acabou de estrear.
O novo SUV é uma versão maior do novo Creta. Na India, chama-se Hyundai Alcazar. Os utilitários compartilham dianteira, portas e caixas de rodas salientes. Ou seja, o Creta Grand é basicamente o novo Creta até a coluna do meio. Já a traseira muda totalmente, afinal, o SUV de 7 lugares é mais comprido – e tem 15 centímetros a mais na distância entre-eixos, para acomodar a terceira fila de bancos.