Você está lendo...
Novo i30 mostra bom conjunto e pouca força
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Lançamentos

Novo i30 mostra bom conjunto e pouca força

O novo Hyundai i30 desfila pela pista da Fazenda Serra Azul, em Itupeva, e o pensamento vai junto. Só mesmo um desejo visceral para explicar o crescimento da sul-coreana nesses 38 anos e o salto de qualidade visto no novo i30 diante da geração anterior

17 de out, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Novo i30 mostra bom conjunto e pouca força

DIEGO ORTIZ

O novo Hyundai i30 desfila pela pista da Fazenda Serra Azul, em Itupeva, e o pensamento vai junto. Como uma marca que começou a fabricar carros em 1974, com o sofrível Pony, consegue agora afrontar rivais seculares como Ford e GM e chegar a um grau de construção capaz de não fazer feio para o alemão Volkswagen Golf, médio mais desejado do mundo? Alguns diriam que o segredo é seriedade e investimento. Mas também há tesão na fórmula do modelo, que chega em janeiro por cerca de R$ 65 mil – segundo fontes.

Só mesmo um desejo visceral para explicar o crescimento da sul-coreana nesses 38 anos e o salto de qualidade visto no novo i30 diante da geração anterior, de 2009. O carro não é perfeito. O motor flexível (pela primeira vez na linha) de 1,6 litro, 128 cv e 16,5 mkgf, por exemplo, é apenas suficiente para mover o hatch na cidade.

Publicidade


Basta uma subida mais íngreme ou pisar fundo em uma ultrapassagem para ele botar a língua de fora (o 2.0 flexível chega alguns meses depois do 1.6). Como surge a altas 5 mil rpm, o torque máximo não ajuda o desempenho. O câmbio automático de seis velocidades é ligeiro, mas merecia uma primeira mais curta para embalar o Hyundai.

No mais, o carro agrada em todos os sentidos. A estrutura é muito sólida. Não dá para imaginar que surgirão “grilos” após alguns anos de uso. A estabilidade é muito boa e o trabalho da suspensão filtra muito bem as imperfeições do piso. A direção elétrica também é bem calibrada – não há folga em alta velocidade.


O acabamento é impecável e há lugar razoável para cinco pessoas, mesmo que a marca tenha sacrificado o espaço traseiro para ganhar capacidade no porta-malas, que saltou de 340 para 378 litros. A lista de itens da única versão inclui câmera traseira de auxílio a manobras, ESP, GPS e air bag do tipo cortina, entre outros. De opcional, só há o teto solar.


Hyundai Creta Action  1.6
Oferta exclusiva

Hyundai Creta Action 1.6

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.