Você está lendo...
Novo Kia Sorento está em homologação e chega em breve ao Brasil
Notícias

Novo Kia Sorento está em homologação e chega em breve ao Brasil

Kia confirmou ao Jornal do Carro que está realizando testes de homologação para o futuro lançamento da 4ª geração do SUV Sorento no País

Diogo de Oliveira

28 de jan, 2022 · 7 minutos de leitura.

Kia Sorento
Nova geração do Kia Sorento está em processo de homologação no Brasil e será lançada neste ano
Crédito:Kia/Divulgação

Depois de ficar quase sumida do mercado brasileiro, a Kia acelera a renovação da sua gama de veículos no País, sobretudo dos SUVs. No fim de 2021, a sul-coreana lançou o compacto Stonic, que chegou importado como o híbrido mais barato do Brasil. Agora, a marca prepara a chegada do novo Sorento. Segundo concessionários, o SUV chega em março.

Nos últimos dias, o Jornal do Carro flagrou uma unidade do novo Sorento na cor prata rodando sem camuflagem pela Marginal do Tietê, na capital paulista. Na hora, não foi possível fazer a foto. Mas a Kia confirmou à redação do JC que o SUV visto em São Paulo está em homologação. "Por enquanto, não temos data de lançamento", informa a marca.


Lançamento em março

Após o "sinal verde", o Jornal do Carro ligou para algumas revendas da marca sul-corerana. E a informação é de que o novo Sorento está próximo do lançamento. Segundo consultores da capital paulista e de outras capitais, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o utilitário chega às lojas em breve. Alguns cravam o lançamento em março, com pré-venda em fevereiro.

O Sorento foi bem-sucedido no mercado brasileiro há uma década, mas faz alguns anos que está sem receber novidades. Entretanto, esta 4ª geração promete tirar o atraso. Um dos destaques é o visual mais recente e moderno da Kia. Tal como mostram as fotos, o novo Sorento tem aparência robusta, com chapas grandes e faróis e lanternas sofisticados.

Kia Sorento
Kia/Divulgação

Rival de Commander, 3008 e Tiggo 8

E tem mais: lá fora, o SUV da Kia tem versões eletrificadas. Há, por exemplo, o Plug-In Hybrid (PHEV), que pode ser recarregado em tomadas, algo que os rivais diretos ainda não oferecem. Caso venha híbrido, o novo Sorento terá um trunfo diante de concorrentes como o Jeep Commander, que é feito em Goiana (PE), e o Peugeot 3008, que vem da Europa.



Outro adversário será o Tiggo 8. Contudo, o SUV da Caoa Chery também terá uma versão híbrida. Ela estreou neste mês de janeiro, na China, e deve chegar até 2023. O modelo da Chery também é recarregável em tomadas e tem consumo baixíssimo. No momento, poucas marcas comercializam híbridos Plug-In em volume no Brasil, como Porsche e Volvo.

Kia Sorento
Kia/Divulgação

Interior premium

Além do visual de personalidade, o novo Kia Sorento promete encantar consumidores de SUVs que curtem tecnologia. Nesta 4ª geração, o utilitário sobe de nível em relação à eletrônica embarcada e traz o que a marca tem de mais avançado. O novo painel tem uma tela de 12,3 polegadas para o quadro de instrumentos, e outra de 10,25" para a multimídia.

As duas telas ficam unidas em um cluster no topo do painel, e são voltadas ao motorista. Outro ponto de destaque é o acabamento, que está claramente mais caprichado, com interior em duas cores, materiais macios ao toque e detalhes em preto piano e prata. No largo console entre os bancos não há alavancas, mas apenas botões que acionam câmbio e outras funções.

Kia Sorento
Kia/Divulgação

Nos Estados Unidos, a versão híbrida está disponível nas configurações SX e SX Prestige. A primeira já tem pacote bem farto, com vários recursos semiautônomos, couro em toda a cabine, oito portas USB para os 7 lugares, bem como carregador de celular sem fio e outros recursos. O preço começa em US$ 45.190, o equivalente a R$ 243 mil na conversão direta.

Versão híbrida é a preferida

Com a chegada do Stonic híbrido, os revendedores da Kia consultados pelo Jornal do Carro disseram esperar pelo Sorento híbrido. No exterior, a versão tem arrancado elogios de especialistas. O SUV combina um motor 1.6 turbo com injeção direta de gasolina a outro motor elétrico. Juntos, eles geram até 264 cv e 35,6 mkgf, e garantem autonomia para 740 km. O câmbio é automático sequencial de seis marchas com tração integral (AWD).

SUV de 7 lugares
Kia/Divulgação

A versão é do tipo Plug-in e, por isso, tem modo 100% elétrico. Entretanto, nesse caso, a autonomia é de 51 km usando apenas eletricidade. Há ainda as opções tradicionais a combustão do Sorento. A mais barata é a configuração LX, com motor 2.5 a gasolina de 191 cv e câmbio automático de oito marchas, que parte de US$ 29.590, algo como R$ 160 mil na conversão direta e sem taxas. Porém, a sul-coreana também vai lançar por aqui o novo Sportage, no 2ª semestre. Assim, é provável que o Kia Sorento venha eletrificado, para brigar no andar de cima.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se