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Novo Mini vira 100% elétrico e será lançado no Salão de Munique
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Novo Mini vira 100% elétrico e será lançado no Salão de Munique

Novos Mini Cooper e Countryman elétricos fazem sua primeira aparição pública durante o Salão de Munique, na Alemanha, durante esta semana

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

04 de set, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Mini Cooper/Countryman EV
Minis Cooper e Countryman EV chegam com novidades à linha 2024
Crédito:Mini/Divulgação

A Mini apresentou na última sexta-feira (1°) as novas gerações dos modelos Cooper e Countryman EV 2024. O público conhece os detalhes do modelo de maneira virtual, no primeiro momento, enquanto a revelação mundial ocorrerá durante o Salão de Munique, na Alemanha, a partir do dia 5 deste mês.

No Cooper, a marca do grupo BMW optou por fazer mudanças sutis no estilo, que não fujam muito do visual característico do modelo, por exemplo. A dianteira é marcada por faróis redondos, presentes desde a primeira versão, com nova assinatura luminosa. Os para-choques receberam elementos internos, e a grade agora está mais envolvente, acompanhando o desenho ao seu redor.



Visual icônico não sofre muitas mudanças

Silhueta clássica dos Mini permanece inalterada (Mini/Divulgação)

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Na lateral, a carroceria de duas portas, clássica do modelo, mantém seu visual clássico, mas as maçanetas estão integradas à carroceria, contribuindo para a boa aerodinâmica do Cooper. Na traseira, novas lanternas com desenho triangular compõem o visual. Agora são interligadas por uma barra preta, que percorre quase totalmente a tampa do porta-malas.

Grande tela central reúne todas as funções do painel e demais itens (Mini/Divulgação)

Internamente, a novidade fica por conta do novo painel de instrumentos, agora concentrado em um enorme painel central circular. Além disso, o modelo também mostrará as informações essenciais do painel por meio de um head-up display, refletido no para-brisa. A nova tela redonda no painel central mede 9,44 polegadas, com seu próprio sistema operacional, desenvolvido especialmente para o carro, por exemplo.


O Cooper EV chegará em duas versões: E e SE, sendo que a primeira entrega 183 cv e 29,5 mkgf de torque, com 0 a 100 km/h em 7,3 s. Na segunda há mais potência, com 217 cv, 33,6 mkgf de torque e 0 a 100 km/h em 6,7 s. Na versão E, a bateria de 40,7 kWh oferece autonomia de 305 km (WLTP), e na SE, a bateria mede 54,2 kWh, com alcance de 402 km. Um fato interessante é que o modelo utiliza a plataforma Spotlight EV, feita em parceria da BMW com a GWM.

Mini Countryman elétrico chega à nova geração com mudanças

Countryman EV sofre mudanças no visual, bem como também nas dimensões (Mini/Divulgação)

A nova geração do Countryman EV está mais longa e mais alta que o antigo modelo. Assim, desta forma, o veículo mede 4.43 metros de comprimento, 1.84 m de largura e 1.65 m de altura. Também oferecido em duas versões, a E e SE, a primeira tem 204 cv e 25,5 mkgf de torque, com 462 km de autonomia, enquanto a segunda tem 312 cv e 50,3 mkgf de torque, com 433 km de alcance, por exemplo.


No modelo, as baterias variam entre 54 kWh e 64 kWh. Na versão S, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 8,6 s, com máxima de 170 km/h, enquanto a SE, mais potente, cumpre a prova em 5,6 s, com 180 km/h de velocidade máxima. O minimalismo do Cooper na interna se repete no irmão maior, com a mesma tela central e sistema operacional próprio. No porta-malas cabem 460 litros, e ao rebater os bancos, a capacidade chega 1.450 litros. Por fim, o início das vendas está previsto para meados de 2024 na Europa, mas ainda sem previsão para o mercado brasileiro.

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