Pouco tempo atrás, o JC mostrou o anúncio do novo Nissan Kicks, SUV compacto da marca, cujo desenho foi completamente renovado. Com aparência mais elegante e robusta, a proposta é reposicionar o modelo no mercado, visando um nicho mais caro, diferente do atuado pelo modelo a venda hoje. Agora, a briga é com SUVs acima na tabela.
E que modelos seriam esses? No contexto brasileiro, podemos citar nomes como o Hyundai Creta e Honda HR-V, por exemplo. É o mesmo movimento feito pela marca ao anunciar a nova geração do sedã Versa: o SUV ganha uma nova plataforma, ficando mais caro. Assim, o modelo atual conviverá com a versão nova, e agora competindo com modelos menores, como o Renault Kardian, por exemplo.
Novo Kicks terá plataforma CMF-B
Contudo, a principal mudança no SUV compacto é a adoção da plataforma CMF-B, base modular mais moderna que a estrutura atual. Apenas por essa atualização já é possível dizer que o novo Kicks mudou muito, algo positivo, por dar a chance de acompanhar a concorrência de vários mercados ao redor do mundo.
Pensando em Brasil, modelos como o Honda HR-V e Hyundai Creta também cresceram ao trocar de geração, por exemplo. Os modelos medem os mesmos 4,30 metros de comprimento, 1,79 m de altura e 2,61 m de entre-eixos, diferenciando-se apenas na altura. O Creta mede 1,63 m, e o HR-V 1,59 m. Além disso, em relação ao antigo, o novo Kicks cresceu em todas as dimensões, mais até que os rivais mencionados: 4,31 m de comprimento, 2,61 m de entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,59 m de altura.
Além disso, as dimensões podem encarar também modelos médios, como o Jeep Compass, principalmente no mercado americano, por exemplo. Uma prova disso é a adição de um motor 2.0 e tração integral por lá. Por aqui, o conjunto terá, provavelmente, o novo 1.0 turbo da Renault, parceira da marca, com algumas mudanças e fabricado em Resende (RJ). Por fim, com construção mais moderna e tecnológica, será produzido nessa mesma fábrica, com lançamento em 2025.
O Jornal do Carro também está no Instagram!