O novo SUV compacto nacional da Renault enfim apareceu. Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o modelo será feito sobre a base da nova geração do Dacia Stepway. O visual foi revelado por patentes obtidas pela revista Autoweek. Os desenhos industriais mostram grande similaridade com o hatch aventureiro da marca romena do grupo francês. Entretanto, o novo Renault Stepway terá estilo próprio e interior mais moderno e caprichado.
Por ora, não há imagens da cabine. Mas as patentes revelam todo o desenho externo do futuro SUV que será feito em São José dos Pinhais (PR). Desde 2019 a francesa enfatiza que não venderá mais carros da Dacia com o logotipo da Renault.
De fato, o novo Stepway tem visual próprio e diferente do primo romeno. A dianteira, por exemplo, tem faróis duplos, com luzes diurnas de LEDs conectadas à grade e os canhões principais logo abaixo. O estilo acompanha a tendência já vista em carros como, por exemplo, a nova Chevrolet Montana, a Fiat Toro e até mesmo o Renault Kwid, carro de entrada da marca.
Na traseira, as lanternas em formato de “C” lembram o conjunto óptico do Renault Captur europeu (que é menor e diferente do brasileiro). Para-choques, capô e caixas de rodas também são diferentes. O único ponto de contato com o Dacia Stepway são as portas, que têm o mesmo recorte. É uma solução comum entre modelos que compartilham projeto. Por exemplo, o Fiat Pulse, que será rival direto do novo Renault Stepway, tem vários componentes do hatch Argo.
SUV terá motor 1.0 turbo e câmbio CVT
Por ora, a principal novidade é o desenho entregue pelas patentes. Mas o novo Renault Stepway promete muito mais. O SUV compacto será o primeiro modelo da marca francesa feito sobre a plataforma modular CMF-B, que serve aos modelos europeus da montadora. Esta base já prevê a eletrificação, que virá em 2025 com versões híbridas leves com motor flex.
Mas para a estreia, o novo SUV terá o inédito motor 1.0 turbo flex TCe, que também será feito no Paraná e chega com o modelo logo no início de 2024. Especulações apontam para uma potência de até 130 cv e torque máximo de 20 mkgf com etanol, exatamente como no 1.0 turbo T200 do Pulse. Além disso, tal como no Fiat, o câmbio será automático CVT, mas com simulação de oito marchas. Com este conjunto, o novo Renault Stepway promete baixo consumo.
Novo Renault Stepway estreia neste ano
O vazamento das patentes do novo Renault Stepway indicam que o lançamento está próximo. A expectativa é de que a revelação aconteça no segundo semestre deste ano. Em seguida, a marca francesa deve iniciar as vendas na Europa. Já no Brasil, o modelo ganhará produção no fim deste ano, para, então, chegar às concessionárias logo no início de 2024. Assim, substituirá o atual Stepway, que virou carro de entrada com motor 1.0 flex de 82 cv.
Com a plataforma modular CMF-B, a Renault também trabalha em uma versão com estilo cupê do utilitário. Ou seja, exatamente como fez a Fiat com o Pulse e o Fastback. Na Europa, modelo tem base de Logan e é chamado provisoriamente de Taliant X. Vale lembrar que a marca francesa também trabalha em outros dois SUVs: a nova geração do Duster e o SUV médio Bigster, ambos com lançamento previsto para 2025 já com opções híbridas.
O Jornal do Carro está no Instagram, confira!