A Aion não é conhecida no Brasil. A jovem marca chinesa tem apenas quatro anos no mercado, sob o comando do grupo GAC (Guangzhou Auto Corporation). Mas, nesta semana, a fabricante chamou a atenção ao apresentar seu hipercarro elétrico, o Hyper SSR. O modelo, segundo a empresa, é capaz de acelerar de zero até os 100 km/h em menos de 2 segundos. Ou, precisamente, em 1,9 segundo. Dessa forma, um feito inédito para um carro chinês.
Entretanto, o GAC Aion Hyper SSR é um protótipo feito sobre o conceito Enpulse Concept, de 2020. Tem 4,54 metros de comprimento e quase 2 metros de largura. As dimensões têm semelhança, por exemplo, com o Ferrari 296 GTB (4,56 m/1,96 m), que chega em dezembro ao Brasil.
Com carroceria totalmente feita em fibra de carbono, o superesportivo de dois lugares – e com portas que abrem para cima – foi capaz de cravar praticamente a mesma aceleração 0-100 km/h do norte-americano Tesla Model S Plaid, então carro mais rápido do mundo.
Duas configurações
Isso acontece graças aos quatro motores elétricos com 1.225 cv de potência total. Por exemplo, o Tesla Model S Plaid tem 1.034 cv. No chinês, o torque chega a absurdos 1.223,2 mkgf. Os números são impressionantes, mas correspondem à configuração topo de linha Ultimate. Na básica, com tração traseira, o zero a 100 km/h é feito em 2,3 s. Ainda assim, muito rápido.
Por dentro, o superesportivo chinês tem volante retangular e quadro de instrumentos com 8,8″. Mas o destaque vai para a tela central com sistema multimídia e 14,6″. Como é de se esperar, o painel é bem minimalista e aposta na ausência de botões, com visual mais limpo.
O preço inicial do Aion Hyper SSR é de US$ 184 mil (R$ 971 mil, na conversão direta). Já a configuração Ultimate passa de R$ 1,27 milhão – ou seja, não sai por menos de US$ 241 mil. As entregas na China começam no fim de 2023.