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Novo Suzuki SX4 não terá versão Fiat
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Novo Suzuki SX4 não terá versão Fiat

O novo Suzuki SX4, flagrado em testes pela agência Carparazzi, representará um "divórcio" para a fabricante japonesa: o modelo será exclusivo da Suzuki, não mais uma parceria com a Fiat (como o atual). Lançado em 2007, o SX4 foi desenvolvido...

31 de jul, 2012 · 2 minutos de leitura.

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 Novo Suzuki SX4 não terá versão Fiat

Fotos: Carparazzi

O novo Suzuki SX4, flagrado em testes pela agência Carparazzi, representará um “divórcio” para a fabricante japonesa: o modelo será exclusivo da Suzuki, não mais uma parceria com a Fiat (como o atual). Lançado em 2007, o SX4 foi desenvolvido em conjunto com a italiana, cuja versão se chama Sedici. A Fiat substituirá o Sedici com uma versão aventureira do 500, chamada 500X. As informações são da Carparazzi.

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Pelas fotos podem-se ver algumas partes do novo Suzuki, cujo visual será inspirado pelo do sedã Kisashi. O novo SX4 será produzido no Japão, como o atual. A versão flagrada é a de quatro-portas. Haverá também opções sedã e crossover.

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Motores de menor cilindrada deverão ser oferecidos, embora se espere que haja opções com no mínimo a mesma potência de 150 cv do quatro-cilindros de 2 litros a gasolina atual. Para o câmbio serão mantidas as opções manual e CVT.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.