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Novo Touareg é Cayenne ‘popular’
Avaliação

Novo Touareg é Cayenne ‘popular’

A segunda geração do jipão Volkswagen ficou maior, mais bonita e eficiente. Se na primeira ele já trazia muito em comum com o Porsche, agora ficou ainda mais semelhante a seu irmão mais caro. Confira a avaliação

25 de mai, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 Novo Touareg é Cayenne 'popular'

(Fotos: Ricardo Hirae/Divulgação)

Michel Escanhola

O Touareg, que chegou ao Brasil em 2004, contava com vários itens em comum com o Porsche Cayenne. Na segunda geração, que estreia aqui nas próximas semanas, o utilitário-esportivo Volkswagen teve reduzida ainda mais a distância para o jipão da marca de Stuttgart.

A linha 2012 do Touareg está maior, mais bonita e eficiente. Entre as novidades há o câmbio automático de oito marchas, que tomou o lugar do de seis. Os motores V6 de 3,6 litros e V8 4.2 foram mantidos. O primeiro produz 280 cv, já o “maior” ganhou 10 cv e agora gera 360 cv.

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O jipe alemão ganhou 4,1 cm no comprido e 1,2 cm na largura. O entre-eixos aumentou 3,8 cm e a altura foi reduzida em 1,2 cm, para 1,7 metro.

Resumindo: o Touareg ficou maior, mais potente e 257 kg mais leve, no caso da versão V8. A V6 manteve a potência, mas “emagreceu” 206 kg.


Segundo informações da Volkswagen, a opção mansa ganhou 17 itens de série – no caso da V8 são 21. O JC avaliou a configuração de topo (que aparece nas fotos desta página), pois foi a que mais mudou.

Entre os equipamentos novos, um dos mais bem-vindo é o freio de estacionamento eletrônico (antes era no pedal, o que não combinava com um carro desse segmento). Mas há outros itens importantes, como o ar-condicionado digital com quatro zonas de resfriamento e os bancos dianteiros climatizados (esquentam e esfriam).


Na prática, o Volkswagen mudou bastante. A transmissão de oito velocidades aproveita melhor o motor V8 – aposentado pela Audi, que o substituiu por um V6 3.0 turbo de 333 cv no Q7.

Silêncio é palavra de ordem na versão de topo, que a 120 km/h parece estar rodando a 60 km/h. Nessa velocidade o conta-giros marca menos de 2.000 rpm e há motor de sobra à espera dos comandos do acelerador.

O comportamento em curvas também evoluiu. Por ser mais leve, a carroceria parece inclinar menos do que antes.


A exemplo do Passat 2012, o Touareg deve ficar mais caro – até o fechamento desta edição a VW não havia divulgado a nova tabela. O modelo atual parte de R$ 203.490, no caso da versão V6, e de R$ 250.710, no da V8.

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