Nem bem se passaram três meses do lançamento do novo Polo e a Volkswagen logo decidiu por revelar a linha 2022 da versão GTI. Como já era de se esperar, foi grande a inspiração na oitava geração do Golf e o icônico hatch esportivo reformulou toda a sua dianteira, bem como parte da traseira. No Brasil, a reestilização do modelo é esperada entre o final deste ano e o começo do ano que vem.
Embora não se trate de uma nova geração, as mudanças no visual do Polo GTI foram intensas. Trazendo a identidade mais nova da marca alemã, o hatch emprega a grade com assinatura IQ.Light, com o filete de LED que se estende por toda a grade até o escudo da marca, e une os dois faróis, desempenhando também o papel das luzes diurnas (DRLs).
Diferentemente da versão regular, o Polo GTI traz um friso na cor vermelha logo acima da barra de LED. Assim, ela percorre o mesmo caminho que a IQ.Light e se prolonga pelos faróis e a grade. Por sua vez, o emblema que identifica a icônica configuração esportiva fica posicionado no canto direito da grade, no padrão tradicional.
Já os faróis de neblina ficam escondidos na nova moldura do para-choques. Em contraste com o novo Polo, a versão GTI traz um desenho diferente no para-choque, agora em formato de colmeia. Essa grelha se prolonga até as luzes de neblina, deixando-as, assim, embutidas por entre as tranças.
Traseira com estilo de Golf
Destaque também para as novas rodas de liga leve de 17 polegadas (as de 18″ podem vir, mas como opcionais). Na parte de trás, as mudanças são um pouco mais discretas do que na dianteira, entretanto, colaboram para deixá-lo ainda mais com aparência de Golf.
Portanto, o escapamento mantém a ponteira dupla, mas o para-choque traseiro é novo. Mais discreto, agora ele é composto por um estreito friso na cor preta. Além disso, a sigla GTI (também em vermelho) fica abaixo do logo da Volkswagen, local onde leva o nome “Polo” nas versões tradicionais. Por fim, as lanternas seguem o novo formato em “L” dos modelos regulares e invadem a tampa do porta-malas, cuja capacidade é de 351 litros.
Conjunto mecânico não abandona o 2.0 TSI
Como não se trata de uma nova geração, o Polo GTI segue com o mesmo motor 2.0 TSI turbinado e com injeção direta. Desse modo, ele gera até 207 cv de potência máxima e 32,6 mkgf de torque. O gerenciamento é feito pelo câmbio de dupla embreagem e sete marchas, que encerra a oferta de transmissão manual de seis marchas. A tração é dianteira.
A montadora informa que o novo Polo GTI é 15 milímetros mais baixo que o hatch regular, o que favorece a sua aerodinâmica. Todo esse pacote faz com que o “hot hatch” leve 7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atingir a velocidade máxima de 240 km/h.
Interior esportivo
Por dentro, o caráter esportivo se evidencia ainda mais. O painel, os puxadores de porta, bem como o console central têm pintura na cor vermelho brilhante. Os bancos recebem o tradicional acabamento xadrez, enquanto o volante multifuncional é revestido em couro.
No sistema de entretenimento, o Polo GTI traz uma tela touchscreen de oito polegadas com a última geração do software da VW, o MIB3.1, que garante uma série de serviços de conectividade online, assim como conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de som da marca Beats com 300 watts e seis alto falantes vem como opcional.
Para a assistência na condução, o renovado modelo carrega o pacote IQ.DRIVE Travel Assist que assume a direção a até 210 km/h e possui frenagem automática. Ele também carrega assistência de permanência de faixa e controle de cruzeiro adaptativo. Porém, importante dizer, trata-se de um assistente e o motorista precisa estar ao volante.
O hatchback esportivo será oferecido na Europa em cinco cores: Deep Black Pearl Effect, Smoke Grey Metallic, Kings Red Metallic, Pure White Uni e Reef Blue Metallic. Para os fãs brasileiros, a má notícia é que não há expectativa de o novo Polo GTI desembarcar por aqui. Em nosso mercado, a marca oferece o Polo GTS com motor 1.4 TSI turbo flexível de 150 cv.