Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

18/10/2021 - 4 minutos de leitura.

Novo VW Jetta 1.5 turbo é mais econômico que com motor 1.4 TSI

Com visual renovado e o novo motor 1.5 TSI, Volkswagen Jetta 2022 é mais eficiente que a versão anterior do sedã, equipada com o 1.4 turbo

Volkswagen Jetta foi lançado nos EUA em agosto e deve desembarcar no Brasil em 2022 Crédito: Volkswagen/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Com vendas abaixo dos principais concorrentes no mercado brasileiro, o Volkswagen Jetta tem apenas 4,6% de participação no segmento de sedãs médios. Entretanto, nos Estados Unidos, o modelo mal chegou à linha 2022 e e chama a atenção por contrariar a máxima do “menos é mais”. Isso porque o Jetta 2022 está mais econômico após adotar um motor maior.

Revelado ao público em agosto (leia aqui), o sedã trocou o motor 1.4 TSI pelo 1.5 TSI – usado por lá no SUV Taos. Em números, são 10 cv extras. Nesse sentido, respectivamente, 150 cv e 160 cv.

Volkswagen/Divulgação
Continua depois do anúncio

Ainda assim, de acordo com dados de consumo revelados pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), o VW Jetta 1.5 turbo cravou médias de 13,3 km/l na cidade, de 17,5 km/l na estrada e de 14,9 km/l no consumo combinado (cidade/estrada). Na linha 2021, com o motor 1.4 TSI, o sedã fazia 12,3 km/l, 16,6 km/l e 14 km/l, na ordem. Tanto o 1.4 quanto o 1.5 trabalham em conjunto com o câmbio automático de oito marchas.


Leia Mais


Manual e esportivo também melhoram

Quando equipado com a transmissão manual de seis marchas – disponível por lá -, o novo Jetta obtém, então, médias de 12,3 km/l, 18,5 km/l e 14,5 km/l. Dessa forma, embora tenha ficado um pouco mais “gastão” na cidade, ganhou pontos no consumo rodoviário. Já o consumo combinado permanece praticamente igual.

A versão esportiva GLI também obteve melhor economia durante os testes. A potência continua com 230 cv no motor 2.0 TSI. Acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG) de sete marchas, a linha 2022 do sedã atingiu 12,8 km/l no consumo misto. A versão anterior fazia 11,9 km/l, de acordo com a EPA.


Embora a Volkswagen não confirme, o novo Jetta chegará ao Brasil no primeiro semestre de 2022. Afinal, o modelo vendido aqui é o mesmo dos EUA, feito no México. Contudo, o sedã médio continuará a vir apenas na versão GLI 2.0 turbo. Dessa forma, deixará a pista livre para o SUV Taos, que veio justamente ocupar a faixa de preços do Jetta 1.4 TSI.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS